sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Infecção VIH/SIDA

Ao longo dos últimos anos, os indicadores epidemiológicos e sociais deixam a sociedade portuguesa em preocupante lugar nos países da Europa Ocidental.

Não há cura nem vacina.

O combate a este flagelo inclui "a vontade política para agir, a liderança, a coordenação multissectorial e a partilha das boas práticas na prevenção, no tratamento e apoio das pessoas que vivem com o VIH/sida". (Portal da Saúde)

O futuro começa hoje!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Diabetes

A Diabetes tipo 1, dos jovens e crianças, aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos destacando-se:

  • Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
  • Ter muita sede;* Emagrecer rapidamente;
  • Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
  • Comer muito sem nada aproveitar;
  • Dores de cabeça, náuseas e vómitos.


Alimentação

Filme sobre a Alimentação Saudável: entre os alimentos ricos em gorduras, em sal e açúcar e os nutricionalmente ricos e diversificados, *a escolha é tua*!
*Tu mereces uma boa escolha!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Certificação do Nó EuroLifeNet: 17 Novembro

No próximo dia 17 de Novembro, pelas 14h30, terá lugar a certificação do Nó EuroLifeNet na biblioteca da escola Anselmo de Andrade.

Este projecto, promovido pelo CITIDEP em colaboração com o IES/JRC, consolidou uma metodologia inovadora de recolha de dados de exposição pessoal a partículas PM2.5,

Esta metodologia foi testada com sucesso no projecto desenvolvido em 2006/2007, em que foi medida a exposição pessoal a PM2.5. Nesta experiência participaram alunos de 8 escolas em Portugal e Itália, entre as quais a ESAA.

Pretende-se, com a criação deste Nó, disponibilizar a informação recolhida, tratada e certificada, bem como o conhecimento produzido, na área da metodologia de ciência participativa e na área da gestão curricular numa perspectiva de aprendizagem em comunidades de prática.

Os coordenadores deste projecto na escola são os professores Carlos Almeida, Dulce Pinto e Fernanda Santos a quem saudamos pelo trabalho desenvolvido!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O pão engorda?

41% das respostas foram afirmativas. Será assim?

O pão é rico em amido, hidrato de carbono complexo de libertação lenta da energia. O pão escuro é nutricionalmente mais rico e indicado para a saúde.
O que verdadeiramente engorda são os alimentos que juntamos ao pão, muitos deles ricos em gorduras como a manteiga, o fiambre e o queijo ou em açúcar como as compotas.

sábado, 8 de novembro de 2008

Dia Mundial do Não Fumador

No próximo dia 17 de Novembro assinala-se o Dia Mundial do Não Fumador.

No início deste ano entrou em vigor no nosso país a lei 37/2007 que aprova normas para a protecção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco e medidas de redução da procura relacionadas com a dependência e a cessação do seu consumo.

Quais os riscos de saúde para um fumador passivo?

O que achas da lei (lei 37/2007) que entrou em vigor há um ano e que proíbe o consumo de tabaco em espaços fechados?

Dá a tua opinião!

sábado, 1 de novembro de 2008

Logotipo Educação para a Saúde

Olá a todos os alunos de 9º ano da escola! Já leram o regulamento do Concurso do Logótipo? As áreas prioritárias de intervenção deste projecto de escola são: Alimentação e exercício físico; Sexualidade e IST; Violência em Meio Escolar; Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoactivas.
Inspira-te e participa! Envia a tua proposta até 28 de Novembro.