terça-feira, 28 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA


A gripe suína

É uma doença respiratória aguda dos porcos, altamente contagiosa, causada por um dos vários vírus de influenza tipo A que circulam entre estes animais.

Apesar de os vírus de influenza suína serem normalmente específicos para a espécie, infectando apenas suínos, por vezes passam a barreira da espécie causando doença em humanos.

Têm sido ocasionalmente referenciados surtos e infecções humanas esporádicas com influenza suína.


Implicações na saúde humana

Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana normal: dores musculares, febre, tosse, cansaço, embora esta estirpe provoque mais frequentemente náuseas, vómitos e diarreia. Pode haver infecções assintomáticas até pneumonias severas que podem causar a morte.
A infecção de pessoas


A influenza de origem suína nunca revelou a possibilidade de ser transmitida a humanos através do consumo de alimentos que tenham sido adequadamente manipulados e preparados, como a carne de porco e outros derivados do mesmo.
O vírus de influenza de origem suína morre a temperaturas de 70.º C, o que corresponde às linhas de orientação normal para a preparação de porco e outras carnes.

Este vírus é transmitido por partículas da saliva de uma pessoa infectada, sobretudo através da respiração e da fala (daí a recomendação de usar máscaras). Os cuidados preventivos têm a ver com atitudes do dia a dia: lavar as mãos frequentemente, espirrar ou tossir para o ângulo interno do cotovelo ou para um lenço de papel.

O risco de uma pandemia

Se um vírus de origem suína estabelece uma transmissão eficiente de pessoa a pessoa, pode causar uma pandemia de influenza.

O vírus da gripe suína, como o de qualquer gripe, está em constante mutação. Estamos perante nova estirpe, nunca vista anteriormente, do vírus da gripe H1N1. Tem ADN de aves, suínos e humanos.
Dados em 28 de Abril às 22horas


  • Pelo menos 149 pessoas morreram no México onde todas as escolas foram encerradas

  • 40 casos de gripe suína confirmados nos EUA.

  • Espanha foi o primeiro país da Europa a confirmar um caso de gripe suína – homem infectado depois de uma viagem ao México na semana passada.

  • Seis casos de infecção no Canadá

  • Um professor na Nova Zelândia e uma dúzia de alunos que estiveram no México estão a ser tratados devido a sintomas leves de gripe

  • Ministro escocês da Saúde confirmou a existência de 2 casos no país.

  • Casos suspeitos na Noruega, França, Alemanha, Suécia e Israel

OMS utiliza escala de seis pontos de alerta

Trata-se de um sistema de informação sobre a gravidade de uma ameaça e da necessidade de se lançar progressivamente medidas de combate à doença.

A OMS alterou para 4 o nível de alerta, o que significa :
"Transmissão entre humanos de um vírus influenza animal ou humano-animal capaz de causar um surto ao nível da comunidade. "

(fonte: rtp.pt)

CONSULTE: http://www.gripenet.pt/

1 comentário:

Prof Daniela disse...

Estaremos safos, nós que somos tão pequeninos.