segunda-feira, 30 de março de 2009

Dia Nacional do Doente com AVC - 31 de Março

Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exacta da lesão (Sullivan, 1993)

Em Portugal o AVC tem uma dimensão alarmante: a sua taxa de mortalidade é de cerca de 200/100 000 habitantes (o que corresponde a morrerem em cada hora 2 portugueses), sendo das mais elevadas na EU, é responsável pelo internamento de mais de 25 000 doentes por ano e por elevado grau de incapacidade – 50% dos doentes que sobrevivem a um AVC ficam com limitações nas actividades da vida diária. Estes números ajudam a compreender a importância e o peso individual, familiar e social desta doença e reforçam a necessidade de implementar medidas para a combater. (Sociedade Portuguesa do AVC)

Factores de risco?
A idade, a patologia cardíaca, a diabetes mellitus, aterosclerose, contraceptivos orais, antecedentes de acidentes isquémicos transitórios (AIT) ou de acidentes vasculares cerebrais, hipertensão arterial, dislipidémia, sedentarismo, elevada taxa de colesterol e predisposição genética .

Ter uma alimentação equilibrada e diversificada, praticar exercício físico, evitar o stress, vigiar a tensão arterial e os níveis de colesterol no sangue, são medidas importantes na prevenção do AVC.

Aproveite os tempos livres. Passear, conviver, rir são formas óptimas de nos sentirmos bem de corpo e de espírito.

Boa Páscoa, com tudo o que de bom pudermos associar a esta quadra festiva e a este momento de pausa lectiva.


sexta-feira, 20 de março de 2009

DIA MUNDIAL DO SONO


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Sono.


Sendo o sono uma função natural, porquê um dia especialmente dedicado?



O sono é uma função essencial ao bem estar do dia-a-dia, tanto físico como psíquico. Se não dormimos bem ficamos cansados, irritáveis, incapazes de tarefas mais complicadas, e temos muitas vezes uma grande vontade de dormir. Isto quer dizer que o organismo tende a repor o sono em falta, mas as compensações nunca são perfeitas.

As funções exactas do sono são ainda mal conhecidas.

Sabe-se que há dois tipos de sono:
O sono lento, durante o qual o Electroencefalograma (EEG) tem uma frequência lenta, a respiração é pausada, regular e lenta, a frequência cardíaca baixa, a temperatura do corpo baixa, e o tono dos músculos diminui. Isto quer dizer que como a actividade cerebral é lenta não temos grande memória do que possa acontecer nesta fase; como a temperatura baixa e por isso, se não nos taparmos, teremos frio; como o tono muscular está diminuído podemo-nos mexer qualquer coisa mas não muito; as funções vitais funcionam a um ritmo mais lento.
O sono paradoxal ou REM (rapid eye movement), durante o qual o EEG está rápido com uma frequência parecida com a da vigília (por isso podemos relembrar o que se passa nesta fase e ter pensamentos complicados, os sonhos), a frequência cardíaca e respiratória são muito irregulares (pode haver problemas para doentes cardíacos ou com problemas respiratórios), a temperatura do corpo fica dependente da temperatura exterior (comportamo-nos como animais de sangue frio), os olhos mexem de um lado para o outro (isto pode ver-se muito bem num bebé ou num animal doméstico), os músculos ficam incapazes de se mover por atonia completa, dando por vezes um esticões inesperados (pode-se sonhar com uma grande corrida, mas é certo que não sairemos da cama). Durante uma noite de sono vamos alternado estas duas fases: há primeiro sono lento e depois sono paradoxal.

Apesar desta básica necessidade de dormir, muitos esquecem que o sono precisa de certos cuidados e regras, daquilo a que se chama uma boa higiene do sono.

Dorme-se hoje em dia 1hora e meia menos que no princípio do século.
De acordo com a neurologista Teresa Paiva, muitas regras essenciais à boa qualidade do sono são esquecidas na sociedade que tende a estar activa 24horas, e para a qual o sono é um impecilho indesejável.
Um bom sono é essencial para uma boa aprendizagem, e se comparados grupos de crianças com horas insuficientes de sono com outras que dormem o que precisam verifica-se que as primeiras têm dificuldades na criatividade verbal e abstracta e menos sucesso escolar.
Bons motivos para dormirmos mais e melhor! Bom sono!

quarta-feira, 18 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

REDUÇÃO DO SAL NO PÃO



Foi hoje aprovado o projecto de lei que impõe uma redução do teor do sal no pão.

A proposta estipula que o teor máximo de sal no pão passe a ser de 1,4 gramas por cada 100 gramas de pão e prevê coimas que oscilam entre os 500 e os 5 mil euros, definindo ainda orientações para a rotulagem de alimentos pré-embalados.


O pão português "tem, em média, muito mais sal que o pão dos restantes países europeus".

O projecto de lei considera ainda que a informação nos rótulos dos alimentos pré-embalados para consumo humano deve ser bem visível, de fácil leitura, "objectiva, simples, que inclua dados sobre a quantidade relativa e absoluta de sal na embalagem".

E propõe-se ainda ao Governo que estude a possibilidade de proibição da venda de alimentos hipersalinos e hipercalóricos nas escolas.

Para a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento, a iniciativa tem todo o mérito: "Consumimos o dobro do sal recomendado pela OMS e, como um dos veículos para este consumo é o pão, esta medida é muito importante como sinalização", afirma.

(Público, 13/03/09)

DIA DO CONSUMIDOR 15 de Março


Direitos do Consumidor:


  • Direito à protecção da saúde e segurança;

  • Direito à qualidade dos bens e serviços;

  • Direito à protecção dos interesses económicos;

  • Direito à reparação dos prejuízos;

  • Direito à informação e à educação;

  • Direito à representação e consulta.

Em Portugal, o crescente consumo de álcool pelos jovens é um problema real com consequências graves ao nível da sinistralidade, da violência, de comportamentos sexuais de risco, podendo originar deficiências permanentes e inclusivé a morte.

Os custos associados ao consumo de álcool pelos jovens, em termos económicos, sociais e de saúde, impõem um "fardo" substancial à sociedade.

Tal como acontece na maior parte da Europa, Portugal deverá mudar a idade mínima para beber. O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) quer que a idade legal para a compra a consumo de bebidas alcoólicas passe de 16 para os 18 anos.

O consumo de álcool em crianças, jovens e grávidas é uma área prioritária do plano. Segundo João Goulão, o presidente do IDT, o principal objectivo do mesmo é reduzir os consumos, mas sobretudo "focar-se na diminuição das consequências nefastas do consumo abusivo, quer sejam a nível da sinistralidade rodoviária, saúde, a nível familiar, social ou laboral".

No segundo inquérito nacional ao consumo de substâncias psicoactivas na população em geral em 2007, conclui-se que 40% iniciou o consumo de álcool entre os 15 e os 17 anos. Em 2001, esta faixa era de 30%.

Segundo este estudo, quase metade dos jovens entre os 15 e os 24 anos admitiu ter tido um consumo tipo ‘binge’ (mais de quatro doses de bebida numa só ocasião) pelo menos uma vez no último ano, e 11,2 por cento dos adolescentes entre os 15 e os 19 anos assumiram “ter-se embriagado no último mês”

O consumo de várias doses de bebida numa única ocasião, o designado ‘binge drinking’, preocupa os especialistas, que alertam para o facto de este comportamento ser responsável por 27 mil mortes acidentais, 10 mil suicídios e 2 mil homicídios todos os anos na Europa.“

It' s Healthy Time


No próximo dia 18 de Março irá decorrer, no refeitório da nossa escola, entre as 15H00 e as 17H30, uma sessão de apresentação sobre o estudo efectuado pelo Núcleo de Estágio de Educação Física no que se refere:


  • à alimentação dos alunos,

  • à sua opinião sobre os alimentos que a escola oferece ,

  • aos locais eleitos para efectuarem as suas refeições.


A pertinência deste estudo está de acordo com as directrizes do Ministério da Educação, mais especificamente no que diz respeito ao Projecto “Educação para a Saúde”.

Enviado pelo grupo de estágio de EducaçãoFísica

Sondagem Dia Internacional da Mulher




Faz sentido comemorar o Dia Internacional da Mulher?

SIM- 29 (82%)
NÃO- 6 (17%)

Atendendo à discriminação entre géneros e à subalternização a que, em diversos campos, a mulher continua a estar sujeita, faz sentido valorizar o seu papel e defender os seus direitos!

sábado, 7 de março de 2009

8 de Março



Durante séculos, o papel da mulher incidiu sobretudo na sua função de mãe, esposa e dona de casa. Com o incremento da Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, muitas mulheres passaram a exercer uma actividade laboral, embora auferindo uma remuneração inferior à do homem. Lutando contra essa discriminação, as mulheres encetaram diversas formas de luta na Europa e nos EUA.
Portugal é o país onde a discriminação de remunerações com base no género é maior ( em Portugal, a remuneração média das mulheres é inferior, à dos homens, em 25,4%), sendo apenas ultrapassado pela Eslováquia - (Eurofound 2008)
"Morrem dezenas de mulheres todos os anos vítimas de violência doméstica. Desde as mais idosas até àquelas que são mais novas", dados do Conselho da Europa de 2002, que revelam que a maior causa de mortes de mulheres entre os 16 e os 44 anos é a violência doméstica.
Felizmente está a mudar a ideia de que "entre marido e mulher, ninguém meta a colher"!

Apesar de, face à lei, em muitos países a mulher não ser já vítima de discriminação, são diversas as situações em que a mesma se vive na prática diária: no acesso a determinados cargos, na remuneração de funções equivalentes, na sobrecarga de trabalho pela acumulação de funções de trabalho e domésticas...
Todos temos mulheres muito importantes nas nossas vidas: as avós, a mãe, a mulher, a namorada, a companheira, a amiga! São muitas individualidades anónimas que constituem um eixo fundamental no nosso dia-a-dia.
Demos largas à nossa imaginação e generosidade para surpreender, dignificar e mimar as mulheres que, para cada um de nós, têm um significado especial! E, sobretudo, contribuamos diariamente para o respeito pelas suas funções!
É crucial olhar de igual para igual em todas as circunstâncias, quer no interior do lar, quer no local de trabalho. Quando todos assim procedermos, não haverá necessidade de um dia dedicado à mulher.
E tu, preparaste alguma iniciativa especial neste dia?
Queres partilhá-la?

terça-feira, 3 de março de 2009

Dia (a seguir ao dia) Internacional da Mulher







O convite funcionou muito bem!


O recreio da escola teve uma vida diferente: reuniu e aproximou alunos, auxiliares de educação e professoras num momento de pausa, convívio e de celebração!


Parabéns aos alunos e ao professor Paulo Vieira!


Vivam as mulheres e também os homens!


A turma 9º E convida todas as alunas, professoras e funcionárias para a Comemoração do (dia a seguir ao) Dia Internacional da Mulher.




Dia 9 de Março, às 13.33h, em ponto, à frente do bloco 1 .

Tragam roupa alegre!

Obrigado e divirtam-se.


Prof. responsável Paulo Vieira