sexta-feira, 29 de maio de 2009

ENCONTRO DE GERAÇÕES

No dia 18 de Maio teve lugar a actividade Encontro de Gerações, promovida e organizada pelo Núcleo de estágio de Educação Física.

Foi a oportunidade de convívio entre pessoas de diferentes gerações:

  • os mais novos, alunos de 4º ano;
  • os alunos do 10ºA;
  • utentes da URPICA.

Os jogos e as danças foram o pretexto para aproximar pessoas em fases diferentes da vida.

Por fim, o lanche permitiu repor energias e conviver.

Os mais velhos mostraram-se felizes pela participação. Os mais novos satisfeitos com as actividades e os jovens da escola sede revelaram-se verdadeiros anfitriões!





Video enviado pelo professor José Luís Araújo

quinta-feira, 28 de maio de 2009

FORMADORES POR UM DIA


Os alunos da turma B do 9º ano apresentaram trabalhos aos alunos do 4º ano, provisoriamente instalados na escola sede do Agrupamento.

As sessões tiverem lugar nos dias 26 e 28 de Maio.

As bandas desenhadas que os alunos do 9ºB apresentaram, cativaram a atenção dos alunos mais novos e o jogo da Glória electrónico foi também um contributo importante.

No final, o balanço é claramente positivo: os mais pequenos gostaram de realizar actividades diferentes e do contacto com os colegas mais velhos; estes, por seu turno, revelaram habilidade e gosto para tratar com os mais novos.

De destacar ainda que os alunos se revelaram à altura do que as circunstâncias exigiam e, em face de dificuldades técnicas a que eram alheios, puseram em prática o plano B que resultou em cheio! Mérito também dos mais novos que, na sala 1 à tarde, se mostraram muito organizados e disciplinados!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sessões de Socorrismo








Os alunos do 12ºG realizaram esta semana sessões de informação dirigidas a turmas do 8º ano, no âmbito da disciplina de Socorrismo.
Sob a orientação do professor António Prego, os alunos abordaram temas como Asfixia, Queimaduras, Suporte Básico de Vida, Feridas, Entorses, utilizando as apresentações electrónicas que prepararam e recorrendo a simulações.
As fotos ilustram alguns desses momentos.
Este trabalho entre pares revelou-se uma vez mais muito positivo para ambas as partes!

VISITA AO MARL





No dia 15 de Maio, no âmbito do Programa 5 ao dia fomos visitar o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa- MARL. Nesta visita ficámos a conhecer como são armazenados os frutos e legumes que nos chegam à mesa diariamente e realizámos diversas actividades, nomeadamente o jogo da glória da alimentação saudável, o jogo dos sentidos ( adivinhar alimentos usando apenas um dos nossos sentidos) e fizemos uma deliciosa salada de frutas.
A nossa actividade com alimentação não terminou aqui. Chegámos à escola à hora de almoço e fomos todos (6ºC, D e professores ) à cantina almoçar. Depois, analisámos o que comemos com base no que aprendemos no Programa 5 ao dia, na escola e no MARL com as nutricionistas, e verificámos que o nosso almoço estava bastante pobre em relação aos produtos hortícolas e frutas.
O prato deve estar dividido em 3 zonas, metade - hortícolas e dois quartos, um de carne, peixe ou ovos e outro de tubérculos ou derivados ( batata, massa, arroz,....)/ leguminosas (feijão, evilhas, favas,...). No almoço da escola estava dividido em dois, metade massa e almôndegas, e a salada uma pequenina taça.

Finalmente, observámos e analisámos em grupo o que é uma porção 5 ao dia.

6ºC e 6º D Texto enviado pela professora Cristina Simões





domingo, 24 de maio de 2009

VIOLÊNCIA NO NAMORO







Actividade desenvolvida na Biblioteca da escola, entre 25 e 29 de Maio de 2009


Consulta, na área de recursos deste blogue, os slogans produzidos pelos alunos do 12ºE em Área de Projecto.

O que achas das mensagens que transmitem?


É urgente o amor

É urgente o amor.

É urgente um barco no mar.


É urgente destruir certas palavras

ódio, solidão e crueldade,

alguns lamentos,muitas espadas.


É urgente inventar alegria,

multiplicar os beijos, as searas,

é urgente descobrir rosas e rios

e manhãs claras.


Cai o silêncio nos ombros e a luz

impura, até doer.

É urgente o amor, é urgente

permanecer.

Eugénio de Andrade


O tema da violência no namoro tem sido abordado nos meios de comunicação, dada a actualidade e gravidade do assunto. Também a escola tem difundido informação actualizada relativa aos números que este tipo de violência atinge em Portugal, de acordo com um estudo recente realizado pela Universidade do Minho.




Na biblioteca da escola convida-se toda a comunidade escolar a pronunciar-se acerca da violência no namoro, acerca do que o AMOR NÃO É... e do que o AMOR É...




Já expressaste a tua opinião?

sábado, 23 de maio de 2009

Diminuir o risco global cardíaco


No mês dedicado ao coração, o médico Luís Negrão, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, deixa um apelo: "preocupem-se com todos os riscos que podem deixar marca no músculo que comanda a vida e, em tempo de crise, não esqueçam os hábitos saudáveis. É que a factura dos excessos pode não ser cobrada já, mas vai mesmo ter de ser paga".
A campanha de 2009 incide no Risco Cardiovascular Global (RCG). Cada um de nós tem de ter em conta mais que a mera soma de todos os riscos (genética, tabagismo, obesidade, sedentarismo...)
Ouvimos frequentemente falar acerca dos factores que afectam este maravilhoso órgão que bate 100 mil vezes por dia, 3 milhões de vezes por mês e 37 milhões de vezes por ano. Faz as contas e vê o número de vezes que o teu coração já bateu. Surpreendido(a)?
Quantas vezes mais irá bater? Depende muito das nossas escolhas:
  • do que comemos,
  • do exercício físico que praticamos,
  • de como ocupamos o nosso tempo livre,
  • de como nos sentimos...

A dieta ocidental típica da carne vermelha, de alimentos fritos, de produtos lácteos e de petiscos salgados é responsável para 30 por cento dos ataques cardíacos do mundo, de acordo com um estudo desenvolvido em 52 países que envolveu 16000 pessoas e que analisou 5761 casos de ataque cardíaco.

Os frutos e os vegetais são ricos em nutrientes que promovem a saúde, como o beta-caroteno, vitaminas A e C que são anti-oxidantes potentes, minerais, fibras (óptimos para regular o funcionamento dos intestinos e reduzir a energia contida nas dietas) e bioflavenoides (protectores em relação a muitas doenças).

Porque contêm muitos nutrientes protectores, as frutas e os vegetais devem ser comidos em grandes quantidades e todos devemos procurar comer 5 ou mais porções destes alimentos diriamente.Protege-te!

Já tinhas ouvido falar do RCG? E do dr. Luís Negrão? Visitaste o Instituto Português do Sangue?
Ele é precisamente um dos médicos que há mais de 20 anos sensibiliza os jovens do ensino secundário relativamente à dádiva de sangue!


sexta-feira, 22 de maio de 2009

FORMADORES POR UM DIA


Nos próximos dias 26 e 28 de Maio terão lugar sessões de informação e sensibilização dirigidas aos alunos do 4º ano, dinamizadas pelos alunos da turma B do 9º ano. As actividades e os recursos a utilizar foram desenvolvidos no âmbito da disciplina de TIC, sob a orientação da professora Daniela Andrade e em parceria com a coordenação da Educação para a Saúde.
Os alunos prepararam apresentações electrónicas, em Banda Desenhada, relativas a diversos temas:
  • Alimentação.
  • Higiene pessoal.
  • Consumo de álcool e de substâncias psicoactivas.
  • Comportamentos com estranhos.
  • Competências pessoais.
  • Mobilidade.
  • O plano da apresentação inclui:

  1. Introdução - apresentação dos elementos do grupo, do tema e dos objectivos.
  2. Apresentação do trabalho.
  3. Conclusão.
  4. Jogo da glória - trabalho de grupo.
  5. Reflexão final e avaliação.
  6. Síntese informativa destinada aos encarregados de educação - trabalho individual.
A turma envolveu-se muito na elaboração dos trabalhos e na preparação das respectivas apresentações.
Dar-vos-emos conta da receptividade das actividades pelos alunos mais novos que, pelo que a experiência demonstra, são geralmente muito curiosos e participativos.

terça-feira, 19 de maio de 2009

DIA MUNDIAL DAS HEPATITES



O presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, Rui Marinho, afirmou que "poderão existir em Portugal cerca de 200000 pessoas infectadas com os vírus das hepatites B e C". A maioria desconhece que está infectada e não apresenta qualquer sintoma.

As hepatites podem evoluir para cirrose hepática (imagem à direita) ou cancro do fígado. Na Europa, estas duas doenças "matam oito vezes mais do que a SIDA, três vezes mais do que a tuberculose e mais do que o cancro da mama ou os acidentes de viação", segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Para assinalar a data, a APEF divulga "19 factos para o dia 19 de Maio" sobre a doença .

1. - O fígado é um dos maiores e mais importantes órgãos do corpo humano. Produz algumas das proteínas mais importantes, elimina os produtos tóxicos do organismo e aqueles externos ao mesmo (álcool, drogas, etc). Serve também de reservatório aos nutrientes da alimentação.
2. - hepatite é um termo médico que significa inflamação do fígado. As hepatites são mais frequentemente provocadas por vírus: os que atacam o fígado mais frequentemente são o A, B e C.
3.- na maioria dos casos, quem tem hepatite B ou C não tem sintomas.
4.- A hepatite A é, geralmente, transmitida através de alimentos e mãos mal lavadas, água contaminada, Os sintomas iniciais da hepatite A podem ser semelhantes aos de uma vulgar gripe, podendo apresentar-se com cor amarela na pele ou na zona branca dos olhos. A maioria das pessoas recupera da hepatite A sem qualquer problema.
5. - A hepatite A raramente é mortal e nunca se torna crónica, já que o vírus não persiste activo no organismo para sempre.
6.- A hepatite B é transmitida através do sangue e de relações sexuais. A hepatite B pode ser transmitida através do contacto sexual com pessoas infectadas ou através da partilha de seringas ou de outro material usado na droga.
7.- A hepatite B pode também ser transmitida da mãe para o filho na altura do parto. Isto se o recém-nascido não for imediatamente vacinado.
8. - A hepatite B cura de forma espontânea em 95% dos casos nos adultos. Quando a hepatite B se torna crónica pode evoluir para cirrose e cancro do fígado.
9.- A análise que permite detectar a presença do vírus da hepatite B no sangue chama-se "AgHBs". Quando esta análise é positiva, estamos geralmente em presença de um portador crónico do vírus.
10. - Os casos crónicos da hepatite B, se o vírus estiver activo, podem ser controlados com medicamentos orais (Entecavir, Tenofovir) ou injectáveis (Interferão Peguilado).
11. - A hepatite C é geralmente transmitida através de sangue contaminado. Quem partilha seringas ou outro material para injectar drogas corre um risco muito elevado de contrair hepatite C. Todas as pessoas que usaram drogas injectáveis pelo menos uma vez na vida devem ser testadas quanto à hepatite C. Cerca de 50 - 80% de quem contrai hepatite C, fica com o vírus para sempre.
12. - Quando a hepatite C se torna crónica pode evoluir para cirrose e depois para cancro do fígado em cerca de 20 - 30% dos casos.
13. - A hepatite C pode detectar-se através de um teste muito simples ao sangue, é o chamado "anti-VHC".
14. - Os casos crónicos de hepatite C podem ser curados de forma definitiva em cerca de 60% dos casos. Os medicamentos para tratamento da hepatite C são dois: comprimidos chamados Ribavirina e um injectável denominado Interferão Peguilado.
15. - As mães com hepatite B ou C podem e devem amamentar os seus filhos.
16. - As hepatites B e C podem ser agravadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
17.- A vacinação é a melhor prevenção contra a hepatite A e B. Uma vacina é uma injecção de uma porção do vírus ou do vírus inactivo que estimula o sistema imunitário. Não há vacina para a hepatite C.
18. - Estima-se que cerca de 100.000 a 150.000 portugueses possam estar infectados com hepatite C e aproximadamente 100.000 com o vírus da hepatite B. Apenas 10 - 15% têm conhecimento do seu estado de saúde.
19. - Uma das medidas mais relevantes para o controlo da hepatite B em Portugal foi a inclusão da vacina no Programa Nacional de Vacinação, para os recém-nascidos e para os adolescentes dos 11 - 13 anos. Uma das medidas para o controlo da hepatite C em Portugal pode ser o programa de troca de seringas para os toxicodependentes.
É importante estar informado! É fundamental a prevenção, quer através da vacinação quer através das precauções que permitem evitar a transmissão dos vírus.

domingo, 17 de maio de 2009

SESSÃO com a PSP


No dia 15 de Abril, tivemos uma aula dada por uma agente da PSP que tinha como objectivo falar-nos sobre os malefícios do álcool e das drogas.
Falando por mim, penso que nesta aula conseguimos ficar a entender melhor o que é o álcool e a droga, e como estes afectam a sociedade e a vida das pessoas que deles são dependentes.
A agente teve uma grande conversa connosco, e mostrou-nos slides sobre o tema. Nesses slides tínhamos uma espécie de resumo teórico sobre o que o álcool e as drogas fazem à saúde, como são perigosos, etc. Mas aquilo que mais me tocou e me fez impressão foram as imagens. No slide, apareciam imagens de pessoas que eram (ou tinham sido) dependentes de álcool ou de drogas; e então, eram visíveis marcas físicas nessas pessoas, que tinham sido provocadas devido à sua dependência. Falámos também dos efeitos psíquicos que não são tão visíveis, porém afectam tanto ou mais as pessoas e as suas vidas.
Pessoalmente, fiquei bastante mais elucidada sobre o tema. Quanto à agente, achei-a bastante simpática. Acho que usou o vocabulário adequado à nossa idade, e tentou não ser demasiado ‘dura’ ao falar-nos neste tema, mas sim sincera, partilhando connosco até algumas experiencias pessoais.
Gostei muito da aula e penso que na actualidade, fazem falta mais aulas assim. A juventude é cada vez mais inconsciente, e precisa de ser ‘puxada à terra’. Tenho pena que não haja mais iniciativas parecidas, pois penso que fazem muita falta à sociedade.


Realizado por:
Catarina Sequeira
N.º9, 8ºE
NOTA: Pode consultar outros relatórios relativos às sessões da PSP, na categoria recursos.

sábado, 16 de maio de 2009

ChatAlinhas





O Instituto da Droga e da Toxicodependência, I.P. (Ministério da Saúde) em articulação com a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Ministério da Educação), que acompanha a divulgação do projecto em meio escolar, lançou uma nova edição do ChatAlinhas, no início no Terceiro Período do Ano Lectivo de 2008/2009.

O ChatAlinhas é um espaço onde o participante, balizado pelas regras e princípios apresentados no início da sessão, orienta e conduz a sua participação na conversa.



É da responsabilidade do Núcleo de Atendimento e Informação do IDT, I.P. dar início à sessão realizando uma breve introdução ao tema, deixando posteriormente a conversa fluir e intervindo apenas quando sejam necessários esclarecer alguns conceitos / ideias, quando a interacção entre os participantes precisar de alguma ordem e ainda quando for necessário lançar novas ideias subjacentes ao tema apresentado.
Podem inscrever-se nesta actividade turmas que desejem discutir temas relacionados com a Promoção de Comportamentos de Saúde e a prevenção do uso e abuso de substâncias psicoactivas.


Se é professor e pensa que esta intervenção poderá responder às necessidades de uma turma específica, solicite uma ficha de inscrição, o calendário das sessões e as regras de funcionamento para info@tu-alinhas.pt.
Esta iniciativa tem uma outra nova edição agendada para o início do próximo ano lectivo (2009/2010). Aquando da planificação do próximo ano lectivo se desejar realizar uma pré-inscrição de uma turma poderá fazê-lo para info@tu-alinhas.pt


Aqui fica uma proposta a considerar para o próximo ano lectivo.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cinco ao Dia


Programa cinco ao dia


5 ao dia, faz crescer com alegria


O programa Cinco ao Dia promove o consumo diário de pelo menos 5 porções hortícolas ou de peças de fruta diariamente.

O objectivo é inverter a tendência actual do aumento da incidência de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Podes procurar em:


Encontras diversas informações, sugestões, incluindo receitas.
Deixamos-te uma mesmo a propósito da época:

Batido de morango -
  • 150g morangos;
  • 1L de leite
Lavar bem os morangos. Cortá-los e vertê-los num copo misturador. Adicionar leite fresco. Triturar.

BOM APETITE!
Em breve, a professora Cristina Simões e alunos do 6º ano darão mais informações relacionadas com este projecto!
No próximo dia 15 vão realizar uma visita ao MARL (Mercado Abastecedor da Região de Lisboa). Boa visita!
Estão também a registar o consumo de legumes e frutos e a comparar com os hábitos anteriores à implementação deste programa.
Aguardamos os resultados!
Bom trabalho!

ENCONTRO DE GERAÇÕES


Na próxima segunda-feira, 8 de Maio, terá lugar na nossa escola a actividade Encontro de Gerações. É organizada pelo núcleo de estágio de Educação Física da escola e contará com a participação dos alunos do 10ºA, 12ºF, 4º ano e ainda com utentes da URPICA.


Os participantes realizarão as seguintes actividades:

- Jogos tradicionais;

- Dança;

- Visita à escola.

No final, o convívio será encerrado com um lanche reparador das energias.

Promover:
  • a aproximação de gerações diferentes,

  • a prática de actividade física,

  • o lazer e alimentação saudáveis, são os principais objectivos desta actividade.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Poema do coração


Eu queria que o Amor estivesse realmente no coração,
a também a Bondade, e a Sinceridade,
e tudo, e tudo o mais, estivesse realmente no coração.
Então poderia dizer-vos:
"Meus amados irmãos,
falo-vos do coração",
ou então:
"com o coração nas mãos".

Mas o meu coração é como o dos compêndios.
Tem duas válvulas (a tricúspida e a mitral)
e os seus compartimentos (duas aurículas e os ventrículos).

O sangue ao circular contrai-os e distende-os
segundo a obrigação das leis do movimento.

Por vezes acontece
ver-se um homem, sem querer, com os lábios apertados,
e uma lâmina baça e agreste, que endurece,
a luz dos olhos em bisel cortados.
Parece então que o coração estremece.
Mas não.
Sabe-se, e muito bem, com fundamento prático,
que esse vento que sopra e ateia os incêndios,
é coisa do simpático.
Vem tudo nos compêndios.

Então, meninos!
Vamos à lição!
Em quantas partes se divide o coração?

António Gedeão
Maio é o mês do coração e este belo poema fala-nos deste órgão maravilhoso, anatomica e sentimentalmente falando e que nós teimamos frequentemente em maltratar.
António Gedeão era de facto único: aliava a profundidade do conhecimento científico à sensibilidade poética, espelhando a sua vocação pedagógica na mestria das palavras!