domingo, 21 de junho de 2009

Composição corporal no 2º ciclo




Os professores de Educação Física da nossa escola avaliaram o IMC (Indice de massa Corporal) de todos os alunos do 2º ciclo da escola.

A professora Cristina Vinhas de Sousa, coordenadora do Projecto Composição Corproral do 2º ciclo, enviou-nos os resultados obtidos com os alunos de 6º ano:


  • 24% dos alunos do 6º ano, na escola sede, têm excesso de peso.

  • Os rapazes figuram numa percentagem superior, relativamente às raparigas.

O IMC é um cálculo que leva em consideração o peso corporal e a altura da pessoa . O resultado ajuda a saber se a pessoa tem um peso baixo, normal ou se pelo contrário tem peso a mais. Os especialistas na matéria relacionam a obesidade com um risco mais elevado de sofrer várias doenças entre elas doenças do coração.

O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Tabela do IMC:

Peso baixo = inferior a 18.5

Peso normal = entre 18.5 e 24.9

Peso a mais = entre 25 e 29.9

Obesidade = 30 ou mais

O Índice de Massa Corporal é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade, mas não se aplica a atletas, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar.

Os resultados obtidos acentuam a necessidade de melhorar a alimentação e o exercício físico praticados e de uma colaboração entre a família e a escola.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Exposição ao Sol



O Sol emite três tipos de radiações:

Os raios infravermelhos (IV) que aquecem a terra.

As radiações visíveis que formam a luz que nos é perceptível.

Os raios ultravioletas (UV) que provocam o escurecimento da pele.

Benefícios:


  • a exposição aos raios UV favorece a formação da melanina, um pigmento capaz de filtrar alguns desses raios. Quanto mais pigmentada a pele se tornar, mais protegida fica contra uma das famílias UV, os raios UV-A. Esse fenómeno natural leva, normalmente, três dias a processar-se e quanto mais frágil for a pele (clara, cabelo ruivo, sardas, olhos claros, por exemplo), mais lento é esse processo;


  • a segunda família de raios UV, os UV-B, contribui para a síntese, pelo nosso organismo, da vitamina D . Por isso, as pessoas que evitam a exposição ao sol podem sofrer carências desta vitamina.

Riscos:

  • a exposição prolongada aos raios UV conduz ao espessamento e à secura da pele e, portanto, ao aparecimento de rugas precoces. Tanto os UV-B como os UV-A estão implicados nesse processo de envelhecimento, mas, ao que parece, só os UV-B são responsáveis pelos golpes de sol.


  • os UV-B atacam o ADN das células da pele e provocam o aparecimento de um cancro específico, o melanoma maligno, cuja incidência aumenta de forma alarmante, sobretudo nas mulheres.


  • em doses elevadas, os UV-A são igualmente perigosos e constata-se que os cancros cutâneos são frequentes nas pessoas caucasianas que se expõem muito ao sol. É o que se passa, por exemplo, com os anglo-saxões que vivem na Austrália.


  • ATENÇÃO : os raios UV são particularmente intensos nas montanhas, nas praias, na neve e à beira de água, sobretudo entre as 10 e as 15 horas (hora solar).

FACTORES DE RISCO:

Pele clara e sardenta;
Cabelo ruivo ou loiro;
Olhos azuis ou esverdeados;
Queimadura solar fácil, bronzeamento difícil;
Antecedentes de queimadura solar;
Exposição irregular e intermitente ao sol;
Muitos sinais espalhados pelo corpo;
Antecedentes de melanoma em familiares.

Moderação é pois a palavra de ordem !

  • Escolha o período de exposição ao Sol, evitando-a entre as 11h e as 16h;

  • Use protector solar adequado ao seu tipo;

  • Renove frequentemente a aplicação do protector solar;

  • Use roupas claras.

( consulte www.portaldasaude.pt)

Importante é ainda evitar as variações térmicas. Não entre na água após exposição prolongada ao Sol e proceda de forma progressiva, evitando o choque térmico.

E porque o aumento de temperatura acentua a transpiração, mantenha o equilíbrio interno do organismo bebendo regularmente água. Os sumos são menos recomendados, especialmente os que são ricos em açúcar.

Usufrua dos benefícios do Sol sem se expor ao risco.

BOAS FÉRIAS!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

BONS EXAMES!



Iniciaram-se esta semana os exames nacionais cujos resultados tanto influem na colocação dos candidatos ao ensino superior. Nas últimas semanas, os meios de comunicação social difundiram técnicas de estudo, dicas e recomendações.



O fundamental, sabemo-lo todos, reside no trabalho desenvolvido ao longo dos anos e que se espera ter permitido a aquisição de conhecimentos e de competências capazes de mobilizar as aquisições em contextos específicos.
Ler, interpretar, seleccionar informação relevante, relacionar conceitos, aplicá-los em situações novas e apontar vias de resolução de problemas, são algumas das competências em foco nos exames.

Importantes são também os aspectos emocionais que permitem manter a calma, a concentração e efectuar uma adequada gestão do tempo.
Aqui se indicam alguns aspectos a ter em conta:

  • durma bem;

  • siga uma alimentação saudável;

  • informe-se antecipadamente acerca dos materiais necessários e prepare-os de véspera;

  • saia de casa atempadamente.

Votos de BOM TRABALHO para todos os alunos e, no final, umas ÓPTIMAS FÉRIAS!

O blogue da Educação para a Saúde conta retomar em Setembro!




quarta-feira, 3 de junho de 2009

Hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e os seus efeitos


Foi elaborado um questionário com vista a conhecer os hábitos de consumo das bebidas alcoólicas assim como os seus efeitos no organismo.

Este questionário foi aplicado às turmas A e B do 10º ano e os resultados foram tratados por um grupo de alunas do 10ºB.
Podes consultar os resultados na secção de recursos.

A tua opinião é importante! Participa!

No próximo ano lectivo contamos estender este questionário a outras turmas.