quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fast-food, brindes e... obesidade infantil

Olá colegas!
Nós somos os alunos do 5ºano F e vamos apresentar-vos um tema muito interessante que estamos a trabalhar em Área de Projecto.
Já reparaste que os restaurantes de fast-food oferecem brinquedos às crianças na compra de alguns produtos? E que há muitos alimentos (batatas fritas, pães com chocolate) que trazem brindes nas suas embalagens? E que há sempre lojas de gomas perto das escolas? Pois é, há muita gente a ter lucro à custa da saúde das crianças… Resultado: OBESIDADE INFANTIL!
Nós assistimos ao filme “Super Size Me” e recomendamos que o vejam pois mostra o exagero e os erros alimentares de um pais desenvolvido. Será que Portugal vai seguir este caminho? Então e a nossa cozinha mediterrânica, uma das mais saudáveis do mundo? O que será dos nossos pratos tradicionais tão saborosos e bons para a saúde?
Alimentação saudável não é sinónimo de comida sem sabor e sem graça! Uma piza caseira, um bacalhau à lagareiro (o azeite faz tão bem!) e um cozido à portuguesa (sem abusar dos enchidos, claro!) são apenas alguns exemplos de pratos saudáveis e muito gostosos.
Despedimo-nos com uma chamada de atenção: fica atento, quando menos esperares verás uns originais cartazes feitos por nós sobre este tema.

domingo, 25 de abril de 2010

SESSÃO BULLYING


No próximo dia 28 de Abril, 4ª feira, terá lugar uma sessão sobre Bullying na Casa Rural pelas 20h30.
A dinamização é da PSP - Escola Segura e dirige-se a encarregados de educação, professores e representantes dos alunos.
Uma oportunidade para ser informado e reflectir em conjunto.
Contamos com a sua presença.

I ENCONTRO CONCELHIO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE


No próximo dia 30 de Abril, decorrerá o I Encontro concelhio de Educação para a Saúde.

Realizar-se-á na Escola Secundária Romeu Correia e conta com a participação de diversas escolas escolas do concelho.
Visa a partilha de experiências nesta área e a aproximação entre docentes e discentes de diversas escolas.
Para além de comunicações de professores e de alunos de várias escolas, conta com a participação de profissionais da Saúde e da DGIDC.
Trata-se de uma iniciativa pensada em conjunto pela Anselmo de Andrade e a Romeu Correia e à qual aderiram diversas escolas do nosso concelho colaborando na preparação do Encontro.

Em educação, a partilha de experiências é fundamental e acreditamos que este Encontro potenciará o desenvolvimento dos projectos em curso nas diversas escolas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A UNIÃO FAZ A FORÇA ... também contra o VIH







A entrada do VIH (vírus da imunodeficiência adquirida) no organismo feminino tem lugar, em 90% dos casos, através da mucosa genital.

Mas não se trata de úlceras ou de feridas genitais. Os investigadores constataram que o vírus da SIDA enfraquece as células epiteliais que normalmente formam uma barreira protectora que impede a entrada de corpos estranhos.
A coordenadora do estudo sublinhou que esta descoberta permitirá reorientar os estudos que visam a produção de vacinas e de microbicidas, passando a focar a atenção nas células epiteliais que são a porta de entrada do vírus no organismo.

Resultados laboratoriais evidenciam que, na presença do vírus, as células epiteliais desencadeiam uma reacção inflamatória que destrói as ligações entre as células. É assim que o vírus fica com espaço aberto à sua entrada no organismo.
Ler mais em

segunda-feira, 19 de abril de 2010

SESSÃO sobre SEXUALIDADE


No passado dia 14 de Abril, teve lugar uma sessão sobre Sexualidade. A convite da coordenadora do projecto Sexualidade e Afectos, o Dr Pedro Azevedo, antigo aluno da escola e recém licenciado em Medicina, dinamizou uma palestra dirigida às turmas A e B do 11º ano.

Numa linguagem acessível e com a proximidade que a idade facilita, o médico explorou diversos aspectos da Sexualidade Humana, utilizando imagens claras e atractivas. Desde os afectos à morfofisiologia, muitos e importantes foram os conteúdos abordados.
Inquiridos acerca da sessão, os alunos foram unânimes em realçar:
  • o interesse da sessão pelos aspectos tratados e pela informação actual que foi transmitida;
  • a forma de comunicação clara e juvenil do orador;
  • a abertura em tratar temas importantes e habitualmente não tratados;
  • que os fez pensar em como diversos aspectos se podem aplicar a eles próprios;
  • a importância dos factos e das estatísticas sociais apresentados;
  • aspectos que desconheciam, como é o caso de certos métodos contraceptivos mais recentes;
  • que se sentiram à vontade com o orador num tema nem sempre fácil;
  • a sessão foi muito diferente das habituais sobre o tema;
  • a boa gestão do tempo que "passou depressa";
  • a forte interacção com os alunos;
  • que o médico recorreu a muitos exemplos e imagens.

terça-feira, 13 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DA VOZ 16 de Abril


A voz é um poderoso instrumento que não raras vezes valorizamos apenas quando apresenta dificuldades.

Reconhecemos muitas pessoas pela sua voz: doce, forte, aguda... É uma marca pessoal importante e é a base da comunicação oral.

Cantores, actores, professores, são alguns dos profissionais em que a voz tem uma importância crucial. Mas numa sociedade de comunicação, a voz é crucial para todos, é o principal meio de comunicação.

O hospital de Santa Maria lançou esta semana um rastreio gratuito dirigido à população em geral. Não havendo medicamentos para a voz, a prevenção impõe-se.


Saber utilizar correctamente e cuidar das cordas vocais é fundamental. Sabes como?

  • Não fumando.
  • Consumindo álcool com moderação.
  • Efectuando uma boa respiração.
  • Bebendo água regularmente.
  • Consultando o médico caso sofra de rouquidão persistente (que dure há mais de 15 dias).

"Oiça a sua voz, cuide da sua voz, goste da usa voz", é um lema lançado e que procura alertar para a necessidade de prevenir o cancro da laringe.

Informa-te em: http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/links.asp