terça-feira, 8 de junho de 2010

Caça ao Tesouro


Realizou-se hoje a Caça ao Tesouro organizada pelas professoras de Educação Física e de Ciências da Natureza do 6º ano, com a colaboração de outros professores das turmas e do projecto Educação para a Saúde.

Participaram 23 equipas às quais foi distribuído um guião contendo o percurso e as actividades a realizar (respostas a questões e jogos tradicionais).

As equipas melhor pontuadas foram as seguintes:

  • As pausadas: 6ºC - Tiago Silva, Rita Neto, Inês Alves e Andreia (6ºA)- 7750 pontos.

  • Mafia azul: 6ºD- Fábio Freitas, João Antunes, Fábio Nunes e André Barradas- 7500 pontos.

  • Os malucos: 6ºB - Pedro Santos, Ricardo Martins, Sara Fernandes, Inês Lopes e António - 6100 pontos. Os Olá: 6ºC - João Ferreira, Tiago Machado, Ricardo Almeida e Gonçalo- 6-100 pontos.

No final teve lugar um lanche para recuperação de energias gastas na actividade.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

GINCANA dia 8 de Junho


No próximo dia 8 de Junho, 3ª feira, pelas 15h20, terá lugar na escola uma GINCANA dirigida aos alunos do 6º ano.

A iniciativa está ser preparada pelas professoras de Ciências da Natureza e de Educação Física do 6º ano, em colaboração com o PES.

Uma oportunidade para realizar actividade física, jogar ao ar livre e em grupo e verificar alguns conhecimentos na área da Saúde.

No final terá lugar um lanche-convívio.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ansiedade, bactérias e solo


Uma investigação recente aponta que a aprendizagem pode ser melhorada por bactérias do solo.

Surpreso(a)?

Há muito que sabe que o contacto com o ar livre é fundamental para o equilíbrio pessoal.
A investigação científica demonstrou que ratinhos alimentados com bactérias do solo se revelaram menos ansiosos e duas vezes mais rápidos que o grupo de controlo que não recebia o suplemento alimentar das bactérias.


A ingestão das bactérias eleva os níveis de um neurotransmissor- a serotonina- o que explica as respostas mais rápidas e a diminuição da ansiedade.


Em que medida podem estes resultados influenciar a organização escolar?

A existência de tempos ao ar livre é crucial na aprendizagem! Algo que todos sabíamos empiricamente e que a ciência agora explica melhor.
Vai a