quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ÁLCOOL MATA MAIS QUE AVC




Os dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) indicam que, logo a seguir aos acidentes, é o álcool que mais mata em Portugal.
Em média, a morte de um consumidor de álcool acontece entre 10 a 12 anos mais cedo do que a alguém que não beba.

A morte prematura por consumo de álcool tem maior incidência no Norte e Centro do país, embora a situação seja grave em todo o país.

Se tens informação, toma uma boa decisão!
O álcool não é uma diversão.

Informa-te em:
http://www.saudepublica.web.pt/05-promocaosaude/051-Educacao/alcool.htm

AMOR VS SEXO


No passado dia 11 de Janeiro, a turma do 8ºB debateu, com a psicóloga da escola Ana Santos Valente e a directora de turma Élia Martins, questões relacionadas com a sexualidade.

Esta troca de ideias ocorreu a partir de uma questão colocada por estes alunos:

"O que é fazer amor e o que é fazer sexo?"

Ao fim de uma troca animada de ideias, a conclusão a que a turma chegou foi: fazer amor é um sentimento de amor, afecto, dedicação a outra pessoa, onde o sexo é o seu complemento, a união entre duas pessoas que se amam. Enquanto fazer sexo é apenas a satisfação de uma atracção sexual que pode ocorrer sem existir amor ou pode significar apenas actividade reprodutora.

Mensagem enviada pela psicóloga Ana Valente

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DIA DOS NAMORADOS


Escreve uma carta de amor e deposita no "paixódramo" nos próximos dias 10 e 11 de Fevereiro, no bloco 2 junto ao placard da DAE.
Podes usar um postal dos CTT que estará disponível na biblioteca da escola. Depois, coloca-o dentro de um envelope indicando o destinatário: ano, turma e nome.
Na segunda-feira, 14 de Fevereiro, a DAE encarregar-se-á de entregara tua missiva.
PARTICIPA!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

SEXO...E ENTÃO?


No passado dia 13 de Janeiro, as turmas B e D do 7º ano de escolaridade deslocaram-se ao Pavilhão do Conhecimento no Parque das nações para visitarem a exposição "Sexo ... e então?"

A exposição está concebida para informar, esclarecer, levar à reflexão acerca de diversos aspectos no âmbito da sexualidade. As actividades propostas estão classificadas para um público entre os 9 e os 14 anos, verificando-se em regra uma clara adesão por parte dos alunos do 3º ciclo.

A oportunidade de realização das actividades propostas no ateliê constituiu um momento importante na visita de estudo. Contámos com a orientação dada por dois monitores que desafiaram os alunos a resolver em grupos diversos jogos relativos a temas como afectos, puberdade, contracepção.

As questões levantadas favorecem a continuação do trabalho em contexto de turma e o convívio proporcionado gera aproximação entre alunos e professores.