terça-feira, 19 de abril de 2011

SEGURANÇA ALIMENTAR PARA OS MAIS NOVOS


A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica em conjunto com a DGIDC, lançaram o projeto "Segurança alimentar para os mais novos", com o financiamento do programa da comissão europeia Leonardo da Vinci.
São disponibilizados materiais dirigidos aos professores de 1º e 2º ciclos, respetivamente em:
Inclui:
  • Guia.
  • Apresentação de conteúdos.
  • Atividades.
  • Jogo de segurança alimentar.
  • Endereços de sites de interesse- Saber mais.

O principal objetivo deste projeto é criar conhecimentos e competências na geração futura, por forma a que os consumidores do futuro sejam mais exigentes para com todos os elos da cadeia alimentar.

terça-feira, 5 de abril de 2011

DIA DO DNA


A 25 de Abril comemora-se (também) o dia do DNA
A Sociedade Europeia de Genética Humana lançou um desafio aos jovens do ensino secundário com idades entre os 14 e os 18 anos.

Questões 2011:
1. Investigações na área da Genética realizadas em 2010 revelaram que algumas pessoas possuem pequenas quantidades de DNA Neanderthal. Procure explicar esta investigação e discutir as suas implicações e relevância relativamente à ancestralidade e evolução humana.
2. Algumas empresas oferecem testes genéticos directamente aos consumidores. Apresente a sua opinião em relação a esta prática. Pode focar-se na dimensão médica, ética, legal ou social.

Mais informações em http://www.dnaday.eu/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE




O Dia Mundial da Saúde assinala-se a 7 de Abril.

Este ano a OMS apela à implementação de políticas e práticas que permitam prevenir e combater a resistência dos microrganismos.
Vivemos numa década dependente de antibióticos para tratar situações que há algumas décadas atrás (no caso da tuberculose, por exemplo) ou alguns anos (caso da SIDA) seriam fatais.
Assinalando esta data, as professoras Andreia Carvalho e Dulce Pinto divulgam os trabalhos desenvolvidos em Ciências Naturais pelos alunos de 9º ano da escola. É na Multimédia!