domingo, 29 de maio de 2011

PREVENIR A INFECÇÃO VIH/ SIDA








No dia 29 de Junho, pelas 10h00, decorreu uma corrida no Parque da Paz. Foi organizada por um grupo de 8 alunos (André Nunes, André Santa Marta, Adriana Picareta, Bernardo Saraiva, Filipa Páscoa, Fedra Caseiro, Margarida Brotas e Rafael Sequeira) da turma B do 12º ano e visou sensibilizar para a prevenção da infecção VIH /SIDA .


O apoio do Pingo Doce de Almada e da Abraço foram essenciais na oferta, respectivamente, de águas, maçãs, folhetos, preservativos e revistas.


Às 8h30 já o grupo, envergando Tshirts vermelhas, organizava o evento: dispunha planfetos, revistas, preservativos, maçãs e águas por forma a distribuir aos participantes.

A corrida / marcha contou com a participação de 50 pessoas, entre alunos, pais, irmãos e professoras.

No final, a organização ofereceu os materiais aos municípes do concelho que ali se tinham deslocado e agradeceu a presença e colaboração de todos, enfatizando a mensagem de que é fundamental prevenir a infecção do VIH e que no CAD da Cova da Piedade há possibilidade de realizar um teste que, em 20 minutos, permite conhecer se se está ou não infectado com o vírus.


ESPANTE A SIDA, ABRACE A VIDA

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Ciência Viva levou à escola Professor da Harvard Medical School- Portugal







Tratou-se da primeira iniciativa deste programa nas escolas.

A apresentação do orador e o agradecimento pela sua presença estiveram a cargo de alunos do 11º A e C, os quais fizeram também uma breve apresentação da escola.


O orador foi o Professor Komaroff e o tema foi o Ataque cardíaco. Duas questões foram abordadas:


  1. O que é um ataque cardíaco?

  2. Por que ocorrem ataques cardíacos?

O visionamento de vídeos apoiou a apresentação. www.youtube.com/user/HMSPortugal


Os alunos presentes colocaram diversas questões, nomeadamente acerca do contributo do tabaco e do álcool para a ocorrência de um ataque cardíaco.


O orador destacou ainda o contributo das diferentes áreas do conhecimento para o exercício da sua profissão enquanto médico.


Agradecemos à Ciência Viva e ao Professor Kamaroff a disponibilidade para a realização desta palestra, assim como aos professores Manuela Ribeiro, Neuza Pedreira, Isabel Marques e Pedro Alvarez pela colaboração na prepração dos alunos e na disponibilidade em participar no evento.





sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sessão sobre IST - Saúde Escolar





Durante esta semana decorreram na escola sessões sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis junto de alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.


Os enfermeiros Alexandre Alves, Teresa Figueira e Emília Diogo deslocaram-se à escola e dinamizaram as referidas sessões. A exploração de uma apresentação electrónica preparada para o efeito serviu de mote à reflexão e discussão nas turmas, sendo de registar o grande envolvimento dos alunos que colocaram muitas questões.



Transcrevem-se de seguida algumas opiniões dos alunos do 7º ano:




  • Gostei muito da sessão. Ajudou-nos a tirar as nossas próprias conclusões sobre a matéria e só tenho a agradecer.


  • Tirei dúvidas que já tinha há algum tempo! Adorei.


  • Os enfermeiros falaram-nos do VIH, do papiloma e de outras doenças. Gostei muito porque explicaram muito bem e esclareceram as dúvidas que tinha.


  • Eu acho que a sessão foi muito interessante e já sei como me prevenir para toda a vida. Vou-me prevenir sempre a não ser que queira ter filhos e não quero estragar uma vida maravilhosa que possa ter só porque não me preveni.


  • A sessão foi muito interessante para todos nós, porque por exemplo eu não sabia o que era o Herpes genital e fiquei a saber. Os enfermeiros explicaram com clareza e as nossas dúvidas foram esclarecidas.


  • Eu acho que o que os enfermeiros nos disseram, será muito útil quando formos grandes, para não estragarmos a nossa vida.





Investigação portuguesa na luta contra a sida



O investigador João Gonçalves, da Faculdade de Farmácia de Lisboa e do Instituto de Medicina Molecular lidera um projecto que foi recentemente financiado pela fundação Gates no âmbito da luta contra o VIH/Sida.

O objectivo do programa é matar as células que estão infectadas pelo VIH1 por forma a eliminar o vírus das células infectadas.

A terapia inovadora foi financiada em 100000 dólares e durará 12 meses, após o que os resultados serão avaliados podendo avançar para ensaios in vivo. As tecnologias associadas poderão vir a revelar-se eficazes também contra o cancro.

Saiba mais em:

sábado, 7 de maio de 2011

Anemia falciforme dá protecção contra a malária









Há muito que se sabia que os indivíduos portadores da mutação génica responsável pela anemia falciforme estavam mais protegidos relativamente à malária.

A observação microscópica de sangue de um indivíduo portador da anemia falciforme evidencia glóbulos vermelhos em forma de foice, donde o nome da doença. Ora esta mutação torna as pessoas resistentes à malária cerebral.


O investigador Miguel Soares, do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, percebeu o mecanismo responsável por esta protecção e publicou o seu estudo na revista Cell, no passado dia 29 de Abril.


Em ratinhos com uma mutação idêntica à anemia falciforme, ocorre a produção de uma enzima hemeoxigenase ao longo do tempo e se eles forem infectados pelo parasita da malária não desenvolvem a forma cerebral da doença, a mais terrível.


Aquela enzima degrada o grupo heme (com ferro) da hemoglobina dos glóbulos vermelhos quando ela sai destas células, o que acontece nas pessoas com malária, evitando que desenvolvam malária cerebral.

Da investigação pode nascer uma ideia para desenvolver uma terapia que "impeça o grupo heme de sair da hemoglobina".
Mais uma evidência da BOA FORMA da investigação científica em Portugal!


Clica em


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Contar ciência. na Oficina de Cultura


















No passado dia 5 de Maio, os alunos do 12ºB participaram na Mostra de ensino superior, secundário e tecnológico.

Dispuseram os cartazes e alguns folhetos na mesa frente ao stand e foram também até ao exterior do edifício da Oficina de Cultura. Abordaram as pessoas que passavam, convidando-os a entrar e oferecendo-lhes os folhetos que elaboraram no sentido de informar acerca de temas diversos:



  • trabalhos de Pasteur,

  • antibióticos,


  • diabetes


  • lúpus,


  • imunodeficiência congénita,


  • alergias,


  • antídotos,


  • vacinação.

Inicialmente entravam poucas pessoas, mas depressa a situação melhorou. Jovens e adutos aderiram à actividade e conversaram, ouviram, responderam, perguntaram... com base nas apresentações feitas pelos grupos.


Nem tudo foi fácil, pois muitas pessoas passavam com pressa e nem sempre correspondiam às solicitações dos alunos. É a vida real, fora das paredes da sala de aula e dos limites da escola.



Os alunos de Artes do 12º ano da escola Fernão Mendes Pinto mostraram-se particularmente interessados e partilharam também os seus trabalhos 3D, da área de Informática, connosco. A aproximação e partilha de experiências alargou-se a outras escolas, como é o caso da Emídio Navarro cujos professores e alunos se mostraram entusiastas com a actividade que elogiaram.


A actividade permitiu aos alunos contactarem com a comunidade local em geral e especialmente com a comunidade educativa treinando as competências comunicacionais. A comunidade, por seu lado, interagiu com os estudantes e apreciou o seu trabalho e atitude.