terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SEMANA DO CÉREBRO


No próximo dia 15 de março, pelas 10h00, terá lugar na escola sede uma sessão sobre "As bases biológicas do comportamento".
Contaremos com a dinamização por parte de neurocientistas da fundação Champalimaud.
O cerne da sessão centrar-se-á na compreensão da forma como o funcionamento dos circuitos neuronais resulta em expressões tão diversas quanto:
  • comportamentos adaptativos e inatos,
  • emoções e decisões,
  • variadíssimas expressões da inteligência animal.

A turma A do 10º ano dará feedback relativa aos tópicos abordados e à metodologia de investigação que é adotada.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Saúde sexual e reprodutiva


O "Inquérito sobre Saúde sexual e reprodutiva dos jovens universitários"foi aplicado em 15 universidades nacionais durante o mês de janeiro.
Os resultados dos 2741 inquéritos que indicam que dois em cada três jovens (64%) usam apenas um método contraceptivo: o preservativo aparece em primeiro lugar (49%), seguido da pílula (38%).
Apenas uma em cada cinco jovens que utiliza a pílula "nunca" se esquece de a tomar, revela um estudo nacional, que alerta para a elevada percentagem de mulheres em risco de gravidezes não-desejadas.
Quase metade dos jovens (46%) afirma desconhecer que o 1.º dia de um ciclo corresponde ao 1.º dia da menstruação e 49% acredita que a infecção sexualmente transmissível clamídia é uma simples infecção urinária.
Apesar de uma percentagem baixa, não deixa de ser preocupante que 4,3% dos estudantes considerarem como 'verdadeiro'" o pressuposto de que “só homossexuais, prostitutas e toxicodependentes podem ser infectados pelo HIV/SIDA" . Tratando-se de um grupo de pessoas com acesso privilegiado à informação, é preocupante que algumas ainda pensem desta forma.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Concurso de texto de amor

O Museu Nacional da Imprensa está a promover a décima segunda edição do Concurso Na cional de Textos de Amor.

Durante a “semana dos namorados”, entre 14 e 21 de fevereiro,o museu está aberto à receção de textos originais alusivos ao amor.

Dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país, o concurso vai premiar o melhor texto concorrente, em poesia ou prosa,com uma viagem para duas pessoas, livros e cd-roms.

Regulamento e formulário de participação em

www.museudaimprensa.pt

http://www.museudaimprensa.pt/?go=noticias#semananamorados2012

http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/eventuais/snam/2012/fichamni.htm
PARTICIPA!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Desafio Led- 3º ciclo e secundário


Trata-se de desafiar os alunos a apresentarem uma personalidade histórica / exemplo contemporâneo que sirva de estímulo para os valores a permanecer no mundo.


O trabalho deve incluir:
foto da personalidade,
•história / biografia da mesma (história e percurso da personalidade, época histórica e feitos / valores que a caracterizam
links com fontes de pesquisa e de inspiração para o trabalho

Os trabalhos deverão ser individuais e os prémios são lembranças Led.
Os trabalhos devem ser enviados até 31 de maio de 2012 para info@ledonvalues.org

MÃOS À OBRA! Podes escolher uma personalidade nacional ou estrangeira.