quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário, sendo mais frequente nas mulheres, mas que também pode atingir os homens.
Comemorou-se ontem, 30 de outubro, o Dia Nacional de Prevenção do Cancro de mama.~
Faça mensalmente, logo após o final da menstruação, o auto-exame da mama.
Saiba mais em

http://www.spsenologia.pt/wp-content/uploads/2008/04/postal_mama_1.pdf
http://www.ligacontracancro.pt/

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

 
Comemorou-se a 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação.
Na escola sede do agrupamento, os alunos de ciências naturais do 6º e do 9º ano realizaram trabalhos alusivos ao tema. Uma parte destes trabalhos está exposta no refeitório da escola.
Os alunos escolheram um fruto, pesquisaram sobre a sua composição nutricional e, em alguns casos, criaram um slogan  alusivo ao mesmo.
 
A turma B do 9º ano contou com uma sessão dirigida por um dietista. O valor nutricional dos alimentos e a atividade "Verdades e Mitos" motivaram os alunos e contribuiram para melhorar os seus conhecimentos sobre o tema.
 
Alguns mitos...
 
 A água à refeição engorda ( a água não contém valor calórico)
 
O pão engorda (depende da quantidade e, principalmente, do que se lhe junta)
 
Não é possível emagrecer sem passar fome (tudo depende da quantidade e qualidade dos alimentos, para além da atividade física).
 
Sabias que... o prato ideal deve ter  55% de vegetais, 25% de proteínas e 20% de glícidos?
 
 
 
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Webinar - Da informação ao conhecimento

Plataforma de Intervenção Cívica que procura gerir as relações entre os principais atores da cena social – jovens, sociedade civil, órgãos de comunicação social, comunidade científica e académica e o poder político.
 
Esta Plataforma – o LED Activism – pretende ser um observatório social de construção dinâmica de conhecimento sobre os fenómenos que estão no cenário da atualidade nacional e europeia, onde os jovens são participantes ativos na construção das suas comunidades através de expressão das suas questões, opiniões, experiências, preocupações e vontades e cujos resultados são encaminhados para os decisores políticos.
 
As sessões “Webinar” têm uma periodicidade quinzenal, todas as segundas e quartas semanas de cada mês, às quintas-feiras pelas 15:00 horas, com uma duração de 40 minutos e com a possibilidade dos espectadores interagirem com o orador através de perguntas via e-mail (webinar@dge.mec.pt) durante o seu decurso.
 
A iniciativa conta com a presença de especialistas em áreas temáticas de manifesto interesse para as escolas, assim como de professores que darão o seu testemunho relativamente a experiências inovadoras que têm sido postas em prática nas respectivas comunidades educativas.
 
 
COMUNICAR, REFLETIR, AGIR