sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PENA AGRAVADA PARA MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA

A mutilação genital feminina consiste na remoção, parcial ou total, dos órgãos genitais externos da mulher. É uma prática de diversas culturas e é realizada quando a vítima é ainda criança.
Em geral causa dores muito fortes, infeções nos órgãos genitais externos e internos, dificuldades na eliminação de urina, fezes, fluxo menstrual, complicações nos partos, para além de dificuldades e dores durante as relações sexuais.
O parlamento português aprovou a 28 de fevereiro último um diploma que agrava a pena para quem realiza esta prática. Entrou em vigor a "ofensa à integridade física qualificada" com uma pena entre 3 e 12 anos de prisão para quem cometa ou force a cometer este ato.
Para além desta iniciativa legislativa, é fundamental realizar trabalho de informação e sensibilização a montante, que privilegie o diálogo com as comunidades apostando na prevenção.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

3ª reunião com os Embaixadores da saúde


Na próxima 4ª feira, 19 de fevereiro, pelas 13h30, terá lugar na sala 2 a 3ª reunião entre a equipa de saúde escolar e os embaixadores da saúde.
O tema é "Piercings e higiene oral".

Vamos aguardar o feedback dos alunos sobre este tema tão atual.



Os piercings constituem uma porta de entrada a microorganismos, podendo conduzir a diversas infeções. No caso de serem realizados em mucosas (caso da língua e dos lábios) os riscos são ainda maiores. Por outro lado, são alterações definitivas que condicionam por exemplo possibilidades profissionais. 
Informa-te e faz a tua escolha, pela tua saúde!


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

2ª reunião com Embaixadores da saúde

No passado dia 30 de janeiro teve lugar a 2ª reunião com os Embaixadores da saúde da escola sede.
Participaram 19 dos 26 representantes. O tema foi o tabaco e o visionamento de um filme com ele relacionado  deu o mote à reflexão sobre o mesmo.
Para além da dependência física e psicológica, o tabaco pode provocar vários tipos de cancro: de pulmão, da  garganta, da língua, do lábio ... O tabaco também envelhece precocemente a pele.
Por outro lado, os filhos de mulheres fumadoras apresentam em regra baixo peso e correm maior risco de nascerem prematuramente.