A aula de formação cívica de 20 de maio do 9ºD contou com uma presença diferente: uma Sr.ª de 68 anos, amiga do aluno Ruben Peres.
A convidada, D.ª Leonor Almeida, chegou à sala por mão do jovem aluno e foi com muito entusiasmo que falou para uma plateia atenta e interessada. Contou a sua história de vida que teve início em Avis, há 68 anos.
Falou da vida árdua que a população da terra tinha, da labuta diária, das dificuldades para conseguir o sustento e do quão difícil era conseguir instrução. "Sim, porque a educação tinhamos em casa e era dada pelos pais: aprender a respeitar os outros, por exemplo os mais velhos".
Falou dos seus tempos de escola, das turmas que frequentou e que tinham apenas raparigas. Sublinhou que os professores eram muito respeitados e considerados e que agiam sempre que as regras não eram cumpridas: trabalho de casa que não fosse feito dava lugar a reguadas, assim como o conversar com um colega. "Passou-se do oitenta para oito"- disse.
Falou dos tempos da ditadura, da polícia política, da falta de liberdade e de igualdade de oportunidades e pediu aos alunos que lutassem por um Portugal melhor, em que todos tivessem as mesmas oportunidades: "Somos todos iguais quando nascemos e devemos ter as mesmas possibilidades"- vincou.
Respondeu às questões colocadas, nomeadamente acerca dos namoros de então que aconteciam à janela ou dentro de casa. Disse ainda que já então existia homossexualidade, embora não se falasse tanto nesses assuntos.
Uma atividade que ficará certamente na memória de todos e que nos tocou muito!
Agradecemos muito a disponibilidade:)