terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Análise dos resultados do questionário sobre alimentação aplicado aos alunos do 6º ano:

O pequeno-almoço é a 1ª refeição do dia e é fundamental ser tomada diariamente. Ora tal não se verifica com 11% dos alunos de 6º ano e é um comportamento a melhorar.

Verifica-se que apenas 6 em cada 10 alunos do 6º ano almoçam na cantina da escola. Esta é uma tendência a inverter, já que é na cantina que a refeição é completa, incluindo sopa, segundo prato, pão e fruta, o que não se verifica no bar da escola.

O hábito de lanchar a meio de um turno de aulas está associado a menos de metade dos alunos inquiridos. Também aqui há que modificar esta atitude, já que é fundamental repor energias para uma boa aprendizagem e concentração.
É também desejável aumentar o consumo de fruta ao lanche, dado a sua riqueza em compostos minerais e vitamínicos, protectores do organismo.

O consumo regular de sopa aplica-se a 63% dos inquiridos, número que seria desejável aumentar dada a importância da sopa na saúde:

- pela sua riqueza nutricional e pelo seu baixo valor calórico, deveria ser obrigatória nas refeições de todos os que querem ser saudáveis;

- rica em vitaminas, minerais e antioxidantes - tão procurados nas farmácias a preço bem mais elevado e, seguramente, sem a mesma biodisponibilidade tem também um apreciável teor de fibras, idealmente combinadas com água para uma maior saciedade e um melhor funcionamento intestinal.

Sem comentários: