sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

AMOR É... AMOR NÃO É...









No passado dia 13 de Fevereiro, as turmas E e F do 9º ano, encenaram no recreio da escola diversas situações relativas ao AMOR. Os primeiros caricaturaram as situações de violência nas relações amorosas, enquanto os segundos deram corpo às expressões de afecto, respeito, carinho tão características do namoro.


Este trabalho desenvolveu-se na sequência da reflexão feita em aula acerca da violência no namoro, com a orientação dos professores de Teatro e o contributo das psicólogas da equipa de Saúde Escolar que realizaram trabalho de sensibilização junto das turmas.

No Dia da Vítima do Crime, Elza Pais, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, diz porque os namorados são os visados da campanha deste ano.

Em termos de vítimas de violência doméstica quais são as principais vítimas directas?Continuam a ser as mulheres. Existem outros grupos como os idosos e as crianças que sofrem abusos, mas as mulheres surgem em muito maior número.

O maior tipo de violência é psicológica, seguida da física e da sexual. Por exemplo, 25% a 35% das pessoas com idades entre os 13 e 19 anos consideram que não há violência sexual no namoro. Ou seja, entende qualquer cedência sexual no quadro do namoro como um gesto de amor. Isto é gravíssimo do ponto de vista dos valores e da representação. (in DN 22/02/09)

Vê o vídeo:


Estes dados fazem-nos pensar!

E não nos podem deixar indiferentes, sejamos nós vítimas, agressores ou testemunhas.

E tu, qual a tua opinião sobre este assunto?


2 comentários:

Palmira Graça disse...

Cada vez mais nas escolas surge a criação de blogs que permitem uma aproximação maior aos alunos...
É mais uma ferramenta do processo de ensino/aprendizagem!
E envolvendo os jovens nos diversos assuntos que os rodeiam...
Continuem...

http://crescercomsaude.wordpress.com/

Emiltina disse...

Agradecemos as palavras de incentivo que nos dirigiu!
Estamos no primeiro ano de funcionamento e esperamos de facto crescer com a participação dos jovens e a adesão da comunidade educativa e, inclusivamente, com a da comunidade alargada.