sexta-feira, 19 de junho de 2009

Exposição ao Sol



O Sol emite três tipos de radiações:

Os raios infravermelhos (IV) que aquecem a terra.

As radiações visíveis que formam a luz que nos é perceptível.

Os raios ultravioletas (UV) que provocam o escurecimento da pele.

Benefícios:


  • a exposição aos raios UV favorece a formação da melanina, um pigmento capaz de filtrar alguns desses raios. Quanto mais pigmentada a pele se tornar, mais protegida fica contra uma das famílias UV, os raios UV-A. Esse fenómeno natural leva, normalmente, três dias a processar-se e quanto mais frágil for a pele (clara, cabelo ruivo, sardas, olhos claros, por exemplo), mais lento é esse processo;


  • a segunda família de raios UV, os UV-B, contribui para a síntese, pelo nosso organismo, da vitamina D . Por isso, as pessoas que evitam a exposição ao sol podem sofrer carências desta vitamina.

Riscos:

  • a exposição prolongada aos raios UV conduz ao espessamento e à secura da pele e, portanto, ao aparecimento de rugas precoces. Tanto os UV-B como os UV-A estão implicados nesse processo de envelhecimento, mas, ao que parece, só os UV-B são responsáveis pelos golpes de sol.


  • os UV-B atacam o ADN das células da pele e provocam o aparecimento de um cancro específico, o melanoma maligno, cuja incidência aumenta de forma alarmante, sobretudo nas mulheres.


  • em doses elevadas, os UV-A são igualmente perigosos e constata-se que os cancros cutâneos são frequentes nas pessoas caucasianas que se expõem muito ao sol. É o que se passa, por exemplo, com os anglo-saxões que vivem na Austrália.


  • ATENÇÃO : os raios UV são particularmente intensos nas montanhas, nas praias, na neve e à beira de água, sobretudo entre as 10 e as 15 horas (hora solar).

FACTORES DE RISCO:

Pele clara e sardenta;
Cabelo ruivo ou loiro;
Olhos azuis ou esverdeados;
Queimadura solar fácil, bronzeamento difícil;
Antecedentes de queimadura solar;
Exposição irregular e intermitente ao sol;
Muitos sinais espalhados pelo corpo;
Antecedentes de melanoma em familiares.

Moderação é pois a palavra de ordem !

  • Escolha o período de exposição ao Sol, evitando-a entre as 11h e as 16h;

  • Use protector solar adequado ao seu tipo;

  • Renove frequentemente a aplicação do protector solar;

  • Use roupas claras.

( consulte www.portaldasaude.pt)

Importante é ainda evitar as variações térmicas. Não entre na água após exposição prolongada ao Sol e proceda de forma progressiva, evitando o choque térmico.

E porque o aumento de temperatura acentua a transpiração, mantenha o equilíbrio interno do organismo bebendo regularmente água. Os sumos são menos recomendados, especialmente os que são ricos em açúcar.

Usufrua dos benefícios do Sol sem se expor ao risco.

BOAS FÉRIAS!

Sem comentários: