A 14 de Fevereiro comemora-se em Portugal o Dia dos Namorados, também conhecido por Dia de S. Valentim.
S. Valentim terá sido um padre que viveu no século III d. C. e que contrariou as ordens do imperador romano Claudius II que terá proíbido os casamentos de modo a angariar mais soldados para as frentes de batalha.
S. Valentim terá realizado casamentos em segredo e, uma vez descoberto, terá sido preso e torturado. Antes, porém, terá recebido muitas flores e mensagens de encorajamento de pessoas que acreditavam no amor. Terá ainda realizado um milagre que permitiu que a filha do seu cercereiro, cega desde o nascimento e que o visitava com frequência, voltasse a ver! Toda a sua família ter-se-á convertido ao Cristianismo, o que terá levado Claudius II a condenar S. Valentim à morte, a 14 de Fevereiro de 269 d.C. !
Quanto à data, há quem defenda que terá sido a igreja católica a decidi-la tendo em conta que Fevereiro era o mês do início da Primavera e que o dia 14 de Fevereiro era dedicado à deusa Juno- deusa das mulheres e do casamento. No dia 15 festejava-se a Lupercalia e eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos e que frequentemente se apaixonavam e casavam.
A data da morte de S. Valentim terá sido a razão para adaptar a Lupercália ao cristianismo, tornando-o protector dos enamorados!
Sem comentários:
Enviar um comentário