terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Saúde sexual e reprodutiva


O "Inquérito sobre Saúde sexual e reprodutiva dos jovens universitários"foi aplicado em 15 universidades nacionais durante o mês de janeiro.
Os resultados dos 2741 inquéritos que indicam que dois em cada três jovens (64%) usam apenas um método contraceptivo: o preservativo aparece em primeiro lugar (49%), seguido da pílula (38%).
Apenas uma em cada cinco jovens que utiliza a pílula "nunca" se esquece de a tomar, revela um estudo nacional, que alerta para a elevada percentagem de mulheres em risco de gravidezes não-desejadas.
Quase metade dos jovens (46%) afirma desconhecer que o 1.º dia de um ciclo corresponde ao 1.º dia da menstruação e 49% acredita que a infecção sexualmente transmissível clamídia é uma simples infecção urinária.
Apesar de uma percentagem baixa, não deixa de ser preocupante que 4,3% dos estudantes considerarem como 'verdadeiro'" o pressuposto de que “só homossexuais, prostitutas e toxicodependentes podem ser infectados pelo HIV/SIDA" . Tratando-se de um grupo de pessoas com acesso privilegiado à informação, é preocupante que algumas ainda pensem desta forma.

Sem comentários: