domingo, 18 de março de 2012

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS


A tendência de descida que se verificou entre 2006 e 2009 inverteu-se em 2010, de acordo com o IDT (instituto da droga e da toxicodependência).
O presidente do IDT, João Goulão, escreve mesmo que "é esperado um agravamento do problema".
Resultados de um inquérito recente apontam para "um aumento na % de experimentação de anfetaminas" e um aumento no consumo de drogas como o haxixe. A psicóloga Margarida Gaspar de Matos revela que o consumo destas drogas estaria em decréscimo desde 2002 e que agora há uma inversão.

Outro dado preocupante é o que resulta da análise da resposta dos jovens à pergunta "Nos últimos 12 meses, onde estavas quando te ofereceram cannabis?" O número de alunos que respondeu estar perto da escola quase duplicou em 5 anos.

O jornal Público destaca estes dados numa notícia de 18 de março e que merece a reflexão de todos. http://static.publico.pt/homepage/infografia/sociedade/jovens/

Afinal o que leva jovens a escolher consumos de substâncias psioativas e, em alguns casos, a entrar numa espiral de consumo e/ou tráfico sem valorizar as consequências nefastas advenientes?

Não arrisques a tua vida!
Faz escolhas que te valorizem: na arte, no desporto, na ciência, na tecnologia...

Sem comentários: