terça-feira, 13 de novembro de 2012

Simulação laboratorial da transmissão de uma IST

Na aula de formação cívica do dia 12 de novembro a turma D do 9º ano realizou uma atividade que permitiu simular a proliferação das infeções sexualmente transmissíveis.
  • foi distribuído a cada aluno um copo contendo água ou uma solução diluída de hidróxido de sódio (em 26 alunos, apenas 3 tinham a solução de Na OH);
  • em cada par, um dos alunos (aluno 1) começou por verter o conteúdo do seu copo no do colega (aluno 2);
  • o aluno 2 verteu em seguida metade do conteúdo do seu copo no do colega 1;
  • este processo foi repetido várias vezes com outros colegas da turma, tendo cada um deles registado os nomes dos colegas com quem efetuaram troca de soluções;
  • aplicou-se a cada copo uma gota de fenolftaleína (indicador de soluções básicas), observou-se a cor registada;
  • interpretaram-se os resultados.
Em 16 dos 26 alunos a solução que continham mudou de cor para carmim, indicando a presença de hidróxido de sódio.

  • O que representava a solução de NaOH?
Simulava o agente de uma IST.
  • O que representava a partilha de soluções?
A troca de fluidos nos contactos íntimos.
  • Como explicar o aumento do número de alunos com solução de hidróxido de sódio?
Através da troca de soluções.
  • Como evitar o aumento do número de alunos com solução de hidróxido de sódio / evitar o aumento do número de indivíduos com IST?
Diminuindo as trocas de soluções / diminuindo o número de parceiros sexuais e/ou usando preservativo nos contactos íntimos.

1 comentário:

Isabel Marques disse...

Obrigada pela partilha. Excelente atividade.