terça-feira, 11 de junho de 2013

GINCANA 10º ano/6º ano e utentes da URPICA

Na manhã de 4 de junho alunos de 6º ano das turmas B, E e F, orientados por colegas da turma B do 10º ano, participaram na Gincana Multi-idades que congregou também a participação de utentes da URPICA.
A atividade foi programada pelo núcleo de estágio de educação física da FMH e pela equipa de Educação para a Saúde e proporcionou momentos de convívio e proximidade entre gerações diferentes,  tendo sido do agrado de todos:)

No final, foi distribuída uma maçã a cada participante, oferta gentil do Jumbo!

Agradecemos a todos a colaboração e expressamos os votos de dar continuidade a esta iniciativa nos próximos anos.
 

domingo, 9 de junho de 2013

3º Encontro de Embaixadores da Saúde

Decorreu na tarde do dia 4 de junho o 3º Encontro de Embaixdores da Saúde do concelho de Almada.
Participaram 12 dos 20 embaixadores da escola. As alunas do 9ºB  Carolina e Jéssica e os alunos do 9ºD  Inês e  Tiago apresentaram um PPT síntese do trabalho desenvolvido em diversas turmas em articulação com a educação para a saúde.
 
 
 
Agradecemos a todos os alunos e professores a participação no projeto. Registamos um agradecimento especial às professoras estagiárias de biologia, Sara e Maria que nos acompanharam nesta deslocação:)

domingo, 2 de junho de 2013

Relações interpessoais

Nos dias 6 e 8 de maio de 2013 decorreram na escola sobre Relações Interpessoais dinamizadas pela Professora Marta Gonçalves, investigadora do ISCTE.
A  disponibilização para realizar estas sessões decorreu da participação da escola no projeto "Combate à estigmatização no acesso à saúde mental". A investigadora agradeceu a colaboração da escola e retribuiu oferecendo os seus préstimos.
A atividade de dinâmica de grupo foi desenvolvida nas turmas A e C do 7º ano e B e C do 8º ano, de acordo com as sugestões dos diretores de turma respetivos. 
 
  • .O que mais gosto nas pessoas?
  •  O que menos gosto nas pessoas?
  •  Qual o meu maior sonho?

 
Foram estas as perguntas a que cada elemento respondia perante todos, atirando de seguida o rolo de fio que tecia uma teia de relações entre todos como é visível nas imagens. A diversidade de respostas assinala as diferenças  individuais perante o grupo que ouve e respeita cada um.
 
Agradecemos a disponibilidade da Professora Marta Gonçalves e o contributo dado no aprofundamento das relações interpessoais através de uma atividade que foi muito do agrado de alunos e professores:)
 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Solidariedade entre gerações

A aula de formação cívica de 20 de maio do 9ºD contou com uma presença diferente: uma Sr.ª de 68 anos, amiga do aluno Ruben Peres.
 
A convidada, D.ª Leonor Almeida, chegou à sala por mão do jovem aluno e foi com muito entusiasmo que falou para uma plateia atenta e interessada. Contou a sua história de vida que teve início em Avis, há 68 anos.
 
Falou da vida árdua que a população da terra tinha, da labuta diária, das dificuldades para conseguir o sustento e do quão difícil era conseguir instrução. "Sim, porque a educação tinhamos em casa e era dada pelos pais: aprender a respeitar os outros, por exemplo os mais velhos".
 
Falou dos seus tempos de escola, das turmas que frequentou e que tinham apenas raparigas. Sublinhou que os professores eram muito respeitados e considerados e que agiam sempre que as regras não eram cumpridas: trabalho de casa que não fosse feito dava lugar a reguadas, assim como o conversar com um colega. "Passou-se do oitenta para oito"- disse.
 
Falou dos tempos da ditadura, da polícia política, da falta de liberdade e de igualdade de oportunidades e pediu aos alunos que lutassem por um Portugal melhor, em que todos tivessem as mesmas oportunidades: "Somos todos iguais quando nascemos e devemos ter as mesmas possibilidades"- vincou.
 
Respondeu às questões colocadas, nomeadamente acerca dos namoros de então que aconteciam à janela ou dentro de casa. Disse ainda que já então existia homossexualidade, embora não se falasse tanto nesses assuntos.
 
Uma atividade que ficará certamente na memória de todos e que nos tocou muito!
Agradecemos muito a disponibilidade:)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

APROVADA MEDIDA 3 TEATRO DEBATE do programa Cuida-te do IPJ

A equipa PES candidatou-se uma vez mais à medida 3 do programa CUIDA-TE / IPJ - TEATRO e DEBATE e a aprovação chegou agora!
 
Até final do ano letivo, a companhia USINA representará na escola uma peça relacionada com CONSUMOS. Trata-se de uma iniciativa interativa que contará com a participação ativa dos alunos do 8º ano que serão chamados a palco para refletir e dar seguimento a situações ficcionadas que remetem para o quotidiano.
 
Pretende-se que estes alunos levem a informação a outros colegas da escola no próximo ano letivo, em atividades interpares a desenvolver em articulação com os diretores de turma, professores de formação cívica e outros interessados.
 

terça-feira, 9 de abril de 2013

CONSULTÓRIO

Na próxima 5ª feira, 11 de abril, realizar-se-á a atividade CONSULTÓRIO no bloco 2, junto ao bar dos alunos.
Entre as 8h15 e as 11h30, os alunos das turmas B e D do 9º ano farão a determinação do IMC, da FREQUÊNCIA CARDÍACA e medirão a PRESSÃO ARTERIAL de alunos, docentes e não docentes da escola.
A atividade integra-se na Semana da Saúde e pretende contribuir essencialmente para a prevenção das doenças cardiovasculares. Serão ainda distribuídos folhetos elaborados pelos alunos em TIC e CN e de outros oferecidos pela farmácia Nuno Álvares.
Conta com o apoio da equipa PES e do núcleo de estágio de Educação Física, da FMH:
 
PARTICIPE, pela sua saúde!

domingo, 7 de abril de 2013

7 de abril- DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Saúde!
Esta data é celebrada desde 1950. Em cada ano é escolhido um tema central a ser debatido e que constitui uma prioridade pela OMS.
O objetivo do Dia Mundial da Saúde 2013 é reduzir o número de enfartes do miocárdio e de acidentes vasculares cerebrais.
As metas específicas da campanha são:
  • promover a tomada de consciência sobre as causas e consequências da hipertensão;
  • motivar as pessoas a modificar comportamentos que podem provocar hipertensão;
  • conscientizar a todos sobre a importância do controle periódico da pressão arterial,
  • aumentar o número de centros de saúde para realização de controle de pressão arterial.

Na escola, entre 8 e 12 de abril decorrerão diversas atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio da FMH, biblioteca e projeto PES!

Participe!
Mexa-se, pela sua saúde!