quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS


22 de fevereiro às 19h00 na Casa Rural
 
  •  Sessão dirigida a pais, encarregados de educação, professores e educadores;
  • Organizada pela Associação de pais;
  •  
  • Oradora: Psicóloga Sónia Antunes (técnica superior do lugar terapêutico Lugar da manhã dedicado à resolução de dependência de substâncias psicoativas).
COMPAREÇA.       INFORME-SE.   PARTICIPE

sábado, 19 de janeiro de 2013

DROGAS DE VENDA LIVRE

No passado dia 17 de janeiro realizou-se a sessão sobre Smart Shops- Drogas de venda livre.
A sugestão foi  da Associação de Pais e a equipa PES convidou a equipa de Saúde Escolar e a PSP para oradores da sessão.
O convite foi feito aos encarregados de educação do 3º ciclo e do ensino secundário e ainda aos professsores.

A introdução ao tema foi feita pela psicóloga Dr.ª Ana Valente que apresentou os dados relativos ao crescimento deste tipo de substâncias nos últimos anos, ao vazio legal que tem permitido a sua venda à população, realçando que 40% dos consumidores tem idade inferior a 17 anos.
Seguiu-se a intervenção da Dr.ª Ana Bela Falcão, médica, que se referiu aos riscos associados a estes consumos e reforçou a importância dos pais falarem com os filhos adolescentes acerca destas lojas. Foi sublinhada a importãncia de os jovens gostarem de si mesmos e de serem capazes de dizer NÃO, resistindo a pressões dos pares, algo que se treina desde tenra idade.

O fundamental é que não se busque a felicidade no consumo de substâncias psicoativas! A felicidade deve ser procurada na VIDA e dela fazem parte frustrações, desenganos, negações...

Os agentes da PSP, Olga e Teixeira, destacaram o papel dos pais na educação e no acompanhamento dos filhos, nesta e noutras matérias, realçando a importância de uma relação firme e aberta em que os filhos saibam que podem sempre contar com os pais.
Assistiram à sessão 40 pessoas, entre encarregados de educação, alunos e professores!

Agradecemos a todos a presença e colaboração nesta reflexão tão importante para quem educa:)

Pode saber mais em: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=505948&tm=8&layout=122&visual=61

http://www.tvi24.iol.pt/programa/3008/70

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Drogas de venda livre- 17 janeiro às 19h00

No próximo dia 17 de janeiro decorrerá na Casa Rural uma sessão sobre Drogas de Venda Livre.

Os oradores são a Saúde Escolar e a PSP.

O tema foi sugerido pela Associação de Pais e a sessão é dirigida aos encarregados de educação e aos professores.

Pretende-se informar e refletir acerca dos perigos que estas novas drogas representam e sensibilizar para a importância de educar os jovens no sentido de serem capazes de resistir a pressões e de fazer as escolhas certas!
Contamos com a sua presença!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Peditório a favor da Abraço

Decorreu nos passados dias 5 e 6 de dezembro o peditório anual a favor da Abraço.

Contámos com a colaboração ativa de alunos das turmas B do 9º ano e A do 11º ano, a quem todos agradecemos!

Trata-se de uma associação que presta serviço no âmbito da infeção VIH/SIDA, quer através do apoio aos infetados pelo vírus quer através da divulgação de informação e sensibilização visando a prevenção da infeção.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Dia Mundial de luta contra a SIDA

Assinala-se hoje o Dia da SIDA.
A infeção VIH / SIDA continua a ser uma preocupação atual, apesar de os doentes com SIDA serem doentes crónicos que, devidamente acompanhados e medicados, têm hoje uma qualidade e esperança de vida muito superiores ao que sucedia no passado.

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.

São três as formas de contágio do VIH/SIDA:
  • Relações sexuais;
  • Contacto com sangue infetado;
  • De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
A SIDA  é uma doença que pode ser evitada.
                  
O preconceito é uma  atitude que deve ser exterminada.

sábado, 24 de novembro de 2012

Tomada de posse dos embaixadores da saúde

No passado dia 21 de novembro, pelas 19 horas, teve lugar a tomada de posse dos embaixadores da saúde do agrupamento.
No presente ano letivo foram empossados  de 63 embaixadores, representantes do pré-escolar, 1º e 3º ciclos do ensino básico.

Alunos, pais e professores participaram nesta sessão que marca a continuidade do projeto neste ano letivo.






 
Cada aluno assumiu o seguinte compromisso:
  • serei assíduo nas reuniões com a equipa de saúde escolar;
  •   participarei de forma ativa apresentando sugestões e tomando posição crítica relativamente aos assuntos em debate;

  • difundirei a informação junto meus colegas, de acordo com as orientações previamente fornecidas;

  •   contribuirei de forma ativa para dinamizar a implementação de estratégias conducentes à valorização da saúde individual e coletiva enquanto exercício de cidadania.

Votos de bom trabalho!

sábado, 17 de novembro de 2012

Sessão com estudantes de medicina

No dia 16 de novembro realizaram-se  na escola sessões com estudantes do 3º ano de medicina. O tema foi "Sexualidade e proteção" e as sessões tiveram lugar com as turmas A, B e D do 9º ano.

Dois ex-alunos da escola regressaram 3 anos depois e conquistaram o público jovem!

Iniciaram com uma chuva de ideias sobre sexualidade e realizaram depois um jogo sobre proteção e IST. A atividade interativa permitiu:
  • simular a velocidade com que um agente de uma IST se pode propagar;
  • realçar a importância do preservativo no quadro de uma sexualidade segura;
  • remeter para a escolha individual, para a capacidade de dizer não a pressões dos pares.