quinta-feira, 30 de abril de 2009

MULHERES, CIDADANIA E PARIDADE











No dia 29 de Abril, pelas 10h30, teve lugar uma palestra organizada pelo projecto Sexualidade e Afectos que convidou para o efeito a Doutora Manuela Tavares, especialista em estudos sobre as mulheres e membro da UMAR- União de Mulheres Alternativa e Resposta. Participaram os alunos das turmas A e B do 12º ano.

A oradora começou por apresentar um diapositivo que remetia para Mulheres no mundo- trajectos emancipatórios. Destacou várias figuras femininas, como é o caso de Simone de Beauvoir autora de "O segundo sexo" e orientou o debate para a transformação do estatuto das mulheres no século XX: o século das mulheres.
Recordou-se que em Portugal diversas eram as funções vedadas/ de difícil acesso às mulheres, como é o caso da vida militar e da magistratura. Uma mulher só podia ter uma actividade comercial, se o marido autorizasse.
Apesar das profundas alterações que entretanto tiveram lugar, a divisão sexual do trabalho continua no presente, assim como desigualdades que os números espelham:


  • Dos 900 milhões de analfabetos que existem no mundo, 2/3 são mulheres;

  • 40% das mulheres não tem acesso aos direitos sexuais e reprodutivos, o que acentua o risco da infecção VIH/SIDA ao sexo feminino;

  • 2/3 das horas de trabalho no mundo são realizadas por mulheres, muito embora elas ganhem apenas 1/3 dos salários auferidos;

  • 70% das pessoas que vivem em situação de miséria extrema, são mulheres!

Foi discutido o conceito de mulher ideal e o conceito de feminismo. Foi consensual que o ideal é viver em equilíbrio, embora social e tradicionalmente a mulher tenha sido amarrada ao seu destino biológico. Neste contexto, a pílula deu origem a enormes transformações na vida da mulher e a uma ruptura de mentalidades no séc. anterior.

Na prática diária há contudo muitas diferenças de género. As mulheres despendem 18% do seu tempo com tarefas domésticas, contra 2,5% despendidos pelos homens. O acesso ao emprego continua a ser mais difícil para as mulheres que para os homens.

A professora Manuela Tavares salientou 5 situações actuais de discriminação:

  • a violência sobre mulheres;

  • a discriminação no mercado de trabalho;

  • a persistência de valores tradicionais na família (ao nível das tarefas domésticas e do cuidar de crianças e idosos);

  • a dificuldade do acesso das mulheres ao poder político;

  • a feminização da pobreza.

Por fim, os alunos optaram por aprofundar o debate e manifestaram as suas opiniões, tendo o Jorge Isaías destacado que é necessário ter consciência da discriminação e que é fundamental viver em equilíbrio no que respeita aos dois sexos. A palestrante elogiou-o, tendo-lhe dito:

- Você é um feminista! Dou-lhe os meus parabéns!

Mais informações, em:

http://www.umarfeminismos.org/


Podes ainda assinar a petição "Eu não sou cúmplice", relativa à violência sobre as mulheres.





Sem comentários: