domingo, 17 de janeiro de 2010

UMA EM CADA CINCO PORTUGUESAS TEM HPV


Um estudo epidemiológico realizado em Portugal em parceria com o Instituto Nacional de Saúde revelou que uma em cada cinco portuguesas está infectada com o vírus HPV (Papilomavírus Humano) que provoca o cancro do colo do útero.

A idade em que é maior a prevalência é entre os 20 e os 24 anos, atingindo 28,8 por cento das mulheres nesta faixa etária contra 19,4 por cento a nível global. Deve notar-se que o vírus atinge mulheres de todas as idades, incluindo as de grupos etários mais elevados.

Verifica-se que as mulheres entre os 60 e os 65 anos apresentam um novo pico de incidência do HPV, pelo que o Presidente da Sociedade portuguesa de Ginecologia (SPG) recomenda que, para além das jovens, também as mulheres até aos 45 anos sejam vacinadas.

Devem ter-se em atenção os seguintes aspectos:

  • o facto de estar infectado não significa que se possua uma lesão ou se desenvolva o cancro do colo uterino;

  • importa apostar na prevenção pois a vacina não previne em relação a todos os tipos de vírus e os efeitos da vacina a nível do cancro só se verificarão dentro de 10 a 15 anos;

  • é fundamental que as mulheres sexualmente activas façam anualmente o rastreio do cancro do colo uterino através do teste do Papanicolau: durante o exame ginecológico são recolhidas amostras da parte interna e externa do colo do útero. O material é colocado numa lâmina de vidro e enviado para laboratório.

Mais informações em:

http://saude.sapo.pt/artigos/?id=988956

Sem comentários: