sábado, 7 de maio de 2011

Anemia falciforme dá protecção contra a malária









Há muito que se sabia que os indivíduos portadores da mutação génica responsável pela anemia falciforme estavam mais protegidos relativamente à malária.

A observação microscópica de sangue de um indivíduo portador da anemia falciforme evidencia glóbulos vermelhos em forma de foice, donde o nome da doença. Ora esta mutação torna as pessoas resistentes à malária cerebral.


O investigador Miguel Soares, do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, percebeu o mecanismo responsável por esta protecção e publicou o seu estudo na revista Cell, no passado dia 29 de Abril.


Em ratinhos com uma mutação idêntica à anemia falciforme, ocorre a produção de uma enzima hemeoxigenase ao longo do tempo e se eles forem infectados pelo parasita da malária não desenvolvem a forma cerebral da doença, a mais terrível.


Aquela enzima degrada o grupo heme (com ferro) da hemoglobina dos glóbulos vermelhos quando ela sai destas células, o que acontece nas pessoas com malária, evitando que desenvolvam malária cerebral.

Da investigação pode nascer uma ideia para desenvolver uma terapia que "impeça o grupo heme de sair da hemoglobina".
Mais uma evidência da BOA FORMA da investigação científica em Portugal!


Clica em


Sem comentários: