sábado, 7 de março de 2009

8 de Março



Durante séculos, o papel da mulher incidiu sobretudo na sua função de mãe, esposa e dona de casa. Com o incremento da Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, muitas mulheres passaram a exercer uma actividade laboral, embora auferindo uma remuneração inferior à do homem. Lutando contra essa discriminação, as mulheres encetaram diversas formas de luta na Europa e nos EUA.
Portugal é o país onde a discriminação de remunerações com base no género é maior ( em Portugal, a remuneração média das mulheres é inferior, à dos homens, em 25,4%), sendo apenas ultrapassado pela Eslováquia - (Eurofound 2008)
"Morrem dezenas de mulheres todos os anos vítimas de violência doméstica. Desde as mais idosas até àquelas que são mais novas", dados do Conselho da Europa de 2002, que revelam que a maior causa de mortes de mulheres entre os 16 e os 44 anos é a violência doméstica.
Felizmente está a mudar a ideia de que "entre marido e mulher, ninguém meta a colher"!

Apesar de, face à lei, em muitos países a mulher não ser já vítima de discriminação, são diversas as situações em que a mesma se vive na prática diária: no acesso a determinados cargos, na remuneração de funções equivalentes, na sobrecarga de trabalho pela acumulação de funções de trabalho e domésticas...
Todos temos mulheres muito importantes nas nossas vidas: as avós, a mãe, a mulher, a namorada, a companheira, a amiga! São muitas individualidades anónimas que constituem um eixo fundamental no nosso dia-a-dia.
Demos largas à nossa imaginação e generosidade para surpreender, dignificar e mimar as mulheres que, para cada um de nós, têm um significado especial! E, sobretudo, contribuamos diariamente para o respeito pelas suas funções!
É crucial olhar de igual para igual em todas as circunstâncias, quer no interior do lar, quer no local de trabalho. Quando todos assim procedermos, não haverá necessidade de um dia dedicado à mulher.
E tu, preparaste alguma iniciativa especial neste dia?
Queres partilhá-la?

Sem comentários: