sexta-feira, 20 de março de 2009

DIA MUNDIAL DO SONO


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Sono.


Sendo o sono uma função natural, porquê um dia especialmente dedicado?



O sono é uma função essencial ao bem estar do dia-a-dia, tanto físico como psíquico. Se não dormimos bem ficamos cansados, irritáveis, incapazes de tarefas mais complicadas, e temos muitas vezes uma grande vontade de dormir. Isto quer dizer que o organismo tende a repor o sono em falta, mas as compensações nunca são perfeitas.

As funções exactas do sono são ainda mal conhecidas.

Sabe-se que há dois tipos de sono:
O sono lento, durante o qual o Electroencefalograma (EEG) tem uma frequência lenta, a respiração é pausada, regular e lenta, a frequência cardíaca baixa, a temperatura do corpo baixa, e o tono dos músculos diminui. Isto quer dizer que como a actividade cerebral é lenta não temos grande memória do que possa acontecer nesta fase; como a temperatura baixa e por isso, se não nos taparmos, teremos frio; como o tono muscular está diminuído podemo-nos mexer qualquer coisa mas não muito; as funções vitais funcionam a um ritmo mais lento.
O sono paradoxal ou REM (rapid eye movement), durante o qual o EEG está rápido com uma frequência parecida com a da vigília (por isso podemos relembrar o que se passa nesta fase e ter pensamentos complicados, os sonhos), a frequência cardíaca e respiratória são muito irregulares (pode haver problemas para doentes cardíacos ou com problemas respiratórios), a temperatura do corpo fica dependente da temperatura exterior (comportamo-nos como animais de sangue frio), os olhos mexem de um lado para o outro (isto pode ver-se muito bem num bebé ou num animal doméstico), os músculos ficam incapazes de se mover por atonia completa, dando por vezes um esticões inesperados (pode-se sonhar com uma grande corrida, mas é certo que não sairemos da cama). Durante uma noite de sono vamos alternado estas duas fases: há primeiro sono lento e depois sono paradoxal.

Apesar desta básica necessidade de dormir, muitos esquecem que o sono precisa de certos cuidados e regras, daquilo a que se chama uma boa higiene do sono.

Dorme-se hoje em dia 1hora e meia menos que no princípio do século.
De acordo com a neurologista Teresa Paiva, muitas regras essenciais à boa qualidade do sono são esquecidas na sociedade que tende a estar activa 24horas, e para a qual o sono é um impecilho indesejável.
Um bom sono é essencial para uma boa aprendizagem, e se comparados grupos de crianças com horas insuficientes de sono com outras que dormem o que precisam verifica-se que as primeiras têm dificuldades na criatividade verbal e abstracta e menos sucesso escolar.
Bons motivos para dormirmos mais e melhor! Bom sono!

1 comentário:

Anónimo disse...

lol
eu acho que é
muito comico celebramos este dia pois porque celebrar este dia... pessar de ser bom nos dormirmos...

Helena Pinto 9A