segunda-feira, 30 de março de 2009

Dia Nacional do Doente com AVC - 31 de Março

Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exacta da lesão (Sullivan, 1993)

Em Portugal o AVC tem uma dimensão alarmante: a sua taxa de mortalidade é de cerca de 200/100 000 habitantes (o que corresponde a morrerem em cada hora 2 portugueses), sendo das mais elevadas na EU, é responsável pelo internamento de mais de 25 000 doentes por ano e por elevado grau de incapacidade – 50% dos doentes que sobrevivem a um AVC ficam com limitações nas actividades da vida diária. Estes números ajudam a compreender a importância e o peso individual, familiar e social desta doença e reforçam a necessidade de implementar medidas para a combater. (Sociedade Portuguesa do AVC)

Factores de risco?
A idade, a patologia cardíaca, a diabetes mellitus, aterosclerose, contraceptivos orais, antecedentes de acidentes isquémicos transitórios (AIT) ou de acidentes vasculares cerebrais, hipertensão arterial, dislipidémia, sedentarismo, elevada taxa de colesterol e predisposição genética .

Ter uma alimentação equilibrada e diversificada, praticar exercício físico, evitar o stress, vigiar a tensão arterial e os níveis de colesterol no sangue, são medidas importantes na prevenção do AVC.

Aproveite os tempos livres. Passear, conviver, rir são formas óptimas de nos sentirmos bem de corpo e de espírito.

Boa Páscoa, com tudo o que de bom pudermos associar a esta quadra festiva e a este momento de pausa lectiva.


1 comentário:

Anónimo disse...

acho que este dia deve ser reconhecido pois estas pessoas que sofrem com esta doenca...devem ser reconhecidas....


Helena Pinto 9A