quinta-feira, 19 de novembro de 2009

QUERES SABER MAIS SOBRE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS?


  • O que é um transplante?

É a transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de uma pessoa (dador) para outra (receptor).

  • O que pressupõe um transplante?

Encontrar um dador compatível, os riscos de uma grande cirurgia, utilizar fármacos imunossupressores e enfrentar uma possível rejeição do órgão transplantado.

  • Quais as vantagens do transplante de órgãos?

Melhorar significativamente a qualidade de vida de muitos doentes e/ou prolongar a vida dos mesmos. Para muitas pessoas cujos órgão vitais (coração, rins, fígado, pulmões, medula óssea) deixaram de funcionar, é a única possibilidade de sobrevivência.

  • Quem pode ser dador vivo?

A lei n.º 22/2007, 29 de Junho, permite que qualquer pessoa seja dadora de órgão em vida, independentemente das relações de consanguinidade .

  • Quais as doações em vida mais frequentes?

A de rins (uma vez que temos dois rins e um rim são assegura o funcionamento necessário ao organismo), a de medula óssea (neste caso trata-se da transplantação de células que se regeneram). Também pode haver transplante em vida de uma parte do fígado (uma vez que estas células têm grande capacidade regenerativa) e de tecido pulmonar.

  • Objecção à doação de órgãos para transplante.

A legislação portuguesa assenta no princípio da doação presumida.Quem não concorda com a doação de órgãos, deve inscrever-se no Registo Nacional de Não Dadores. Pode fazê-lo em qualquer centro de saúde.

Acede ao spot: http://www.youtube.com/watch?v=6poeaJ92tfw

Qual a tua opinião acerca deste assunto? E sobre a legislação portuguesa?
Podes aceder ao http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+orgaos+e+transplantes/default.htm

Sem comentários: